Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de materiais híbridos luminescentes pelo método sol-gel em meio amoniacal

Processo: 11/15199-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Eduardo José Nassar
Beneficiário:Caroline Borges Azevedo
Instituição-sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais   Processo sol-gel   Luminescência

Resumo

Por muitos anos, progressivamente, os materiais híbridos vêm sendo objeto de atenção e estudos pela comunidade acadêmica, devido suas características e propriedades únicas. O processo sol-gel, com reações de hidrólise e condensação, possibilita a preparação desses materiais em rotas simples e de baixo custo, por apresentar grande versatilidade, como baixas temperaturas, uso de precursores alcóxidos, entre outras. A incorporação de íons lantanídeos em matrizes híbridas desperta interesse em diversas áreas como: fabricação de amplificadores ópticos, guias de ondas, OLEDs, lasers no estado sólido, etc. Porém, os íons lantanídeos, em especial o íon európio III, apresentam baixo coeficiente de absorção limitando algumas de suas aplicações. Desta maneira, compostos de coordenação vêm sendo utilizados para amplificar a principal propriedade desses íons, a luminescência. Ligantes orgânicos apropriados com elevado coeficiente de absorção sensibilizam a emissão dos íons lantanídeos, promovendo um melhor rendimento da luminescência através do efeito antena, efeito este que faz com que o ligante absorva energia e transfira para o íon emiti-la em forma de radiação nos comprimentos de ondas desejados. Assim, a incorporação de complexos de íons lantanídeos em matrizes híbridas torna estes materiais promissores para o uso como marcadores luminescentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, CAROLINE B.; BATISTA, TULIO M.; DE FARIA, EMERSON H.; ROCHA, LUCAS A.; CIUFFI, KATIA J.; NASSAR, EDUARDO J. Nanospherical Silica as Luminescent Markers Obtained by Sol-Gel. Journal of Fluorescence, v. 25, n. 2, p. 433-440, MAR 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.