Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de análogos do composto natural hipericina (para aplicação como fotossensibilizadores em terapia fotodinâmica)

Processo: 11/16548-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Anderson Orzari Ribeiro
Beneficiário:Gislaine Patricia de Andrade
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Fotoquímica   Terapia fotodinâmica

Resumo

A Terapia Fotodinâmica (TFD) é uma técnica proposta para o tratamento de degenerações e infecções que é baseada na administração tópica ou sistêmica de um fotossensibilizador que, após acúmulo no tecido doente, é exposto à luz de comprimento de onda adequado e gera espécies reativas de oxigênio capazes de inativar ou levar à morte celular.Alguns fotossensibilizadores já se encontram disponíveis no mercado como o Photofrin®, Levulan® Kerastik, Visudyne® BPDMA, Fospeg® e Foscan®, e têm se mostrado eficazes em determinados tipos de cânceres como esôfago, pulmão, bexiga e pele, além de apresentarem resultados promissores para tratamentos de infecções bacterianas. Entretanto, até o momento, nenhum derivado da hipericina, uma naftodiantrona presente em plantas do gênero Hypericum e considerada um dos mais potentes fotossensibilizadores de origem natural, foi aprovado para emprego como fotossensibilizador para a Terapia Fotodinâmica.A proposta deste projeto é sintetizar e caracterizar química, foto-física e biologicamente alguns análogos do composto hipericina para possível emprego como fotossensibilizadores. Os compostos a serem obtidos, adaptando-se uma rota sintética de domínio do grupo de pesquisa proponente, serão caracterizados quanto a sua estrutura química, propriedades de interação com a luz, espectros de excitação e emissão, rendimento quântico de geração de espécies reativas, afinidade com diferentes linhagens celulares e fototoxicidade, além de outros.O conjunto de resultados obtidos para cada novo composto deverá possibilitar predizer se algum dos análogos sintetizados é promissor para emprego como fármaco fotossensibilizador nesta terapia.

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.