Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da biogeodisponibilidade de metais na baía da Ilha Grande usando as técnicas de bivalves transplantados (Nodipecten nodosus) e difusão em filmes finos por gradiente de concentração.

Processo: 11/16579-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Amauri Antonio Menegário
Beneficiário:Monizze Vannuci e Silva
Instituição-sede: Centro de Estudos Ambientais (CEA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Metais   Monitoramento biológico

Resumo

Os ecossistemas marinhos próximos ao continente são locais muito sensíveis a alterações ambientais, onde a biodiversidade é extremamente significativa, com diversas espécies de importância econômica e utilizadas no consumo humano. A determinação de metais em áreas onde o ecossistema marinho e as atividades humanas se interceptam e se relacionam é de extrema importância para avaliar as interferências e modificações que o homem causa nestes ambientes. A determinação de metais em ambientes aquáticos utilizando organismos vem sendo muito empregada, principalmente através de bivalves, proporcionando dados importantes sobre a biodisponibilidade destes contaminantes. A técnica de difusão por filmes finos em gradientes de concentração (DGT) também tem sido empregada para avaliar a concentração de metais em águas doces e marinhas, determinando a fração lábil destes potencias poluentes. Neste projeto serão realizadas amostragens in situ na baía da Ilha Grande, RJ, utilizando Nodipecten nodosus transplantados ("vieira") juntamente com dispositivos da técnica DGT para a determinação de Al, Cd, Co, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn; visando uma comparação das duas técnicas. As vieiras serão obtidas de uma fazenda de criação, sendo que os animais utilizados nos experimentos terão tamanho homogêneo. Os dispositivos DGTs serão do tipo convencional: resina Chelex-100 como agente ligante, gel difusivo de poliacrilamida-agarose e membrana filtrante de acetato de celulose. As vieiras e os DGTs ficarão imersos em três pontos de amostragem no interior da baía em dois períodos do ano (verão e inverno). As determinações das concentrações dos metais serão feitas por ICP OES e/ou ICP-MS. A partir da interpretação e análise estatística dos resultados obtidos, serão estabelecidas correlações entre as frações biodisponíveis e lábeis destes metais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANNUCI-SILVA, MONIZZE; DE SOUZA, JOAO M.; DE OLIVEIRA, FABIO FRANCISCO; DE ARAUJO, JR., MARCUS A. G.; FRANCIONI, ELEINE; EISMANN, CARLOS EDUARDO; KIANG, CHANG H.; GOVONE, JOSE S.; BELZUNCE-SEGARRA, MARIA J.; MENEGARIO, AMAURI ANTONIO. Bioavailability of Metals at a Southeastern Brazilian Coastal Area of High Environmental Concern Under Anthropic Influence: Evaluation Using Transplanted Bivalves (Nodipecten nodosus) and the DGT Technique. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 228, n. 6 JUN 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Monizze Vannuci e. Biodisponibilidade de metais na baía da Ilha Grande, RJ : avaliação pelas técnicas de bivalves transplantados (Nodipecten nodosus) e difusão de filmes finos por gradiente de concentração. 2013. 83 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.