Bolsa 11/20115-1 - Biotecnologia da reprodução, Purificação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A expressão de marcadores moleculares para células-tronco espermatogoniais bovinas difere entre animais pré-púberes e adultos?

Processo: 11/20115-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Antonio Visintin
Beneficiário:Mariana Ianello Giassetti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/05474-8 - Genes alvo de YY2 como marcadores de SSC, BE.EP.DR
Assunto(s):Biotecnologia da reprodução   Purificação   Células-tronco   Bovinos   Expressão gênica   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | celula tronco | Espermatogônia | expressão gênica | marcador molecular | purificação | Biotecnologia da Reprodução

Resumo

A espermatogênese em mamífero é baseada na auto-renovação e diferenciação das células-tronco espermatogoniais (SCCs - "Spermatogonial Stem Cells), sendo estas utilizadas com diferentes enfoques na pesquisa: desde o restabelecimento da fertilidade em machos até a produção de animais transgênicos. No entanto, pouco ainda se sabe sobre a biologia celular das SSCs, sendo esse conhecimento mais escasso para espécies que não a murina ou humana, como a bovina. Os diferentes fatores, como a idade do macho, que afetam a expressão gênica total e a específica de marcadores moleculares para SSCs ainda são pouco esclarecidos. A falta desses conhecimentos é um dos principais motivos que fazem os processos biotecnológicos e de biomanipulação terapêutica das SSC pouco eficiente. O presente projeto apresenta como hipótese que a expressão de marcadores moleculares para SSC purificadas provenientes de bovinos pré-púberes difere de adultos, objetivando assim: caracterizar e comparar a expressão gênica e a presença de marcadores moleculares em células-tronco germinativas em bovinos em nas duas diferentes idades.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIASSETTI, M. I.; GOISSIS, M. D.; DE BARROS, F. R. O.; BRUNO, A. H.; ASSUMPCAO, M. E. O. A.; VISINTIN, J. A.. Comparison of Diverse Differential Plating Methods to Enrich Bovine Spermatogonial Cells. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 51, n. 1, p. 26-32, . (12/05474-8, 13/03495-0, 11/20115-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIASSETTI, Mariana Ianello. Expressão de marcadores moleculares em espermatogônias. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.