Busca avançada
Ano de início
Entree

Organogênese do lobo ventral da próstata do Gerbilo da Mongólia (Meriones Unguiculatus) durante o período pré-natal

Processo: 11/20358-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Sebastião Roberto Taboga
Beneficiário:Bruno Domingos Azevedo Sanches
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica   Desenvolvimento   Reprodução   Morfometria   Próstata

Resumo

A próstata é uma glândula existente exclusivamente no trato reprodutor de mamíferos e cuja secreção está associada com a manutenção e maturação dos espermatozóides, garantindo o sucesso da reprodução. O seu desenvolvimento, que é semelhante entre a maioria dos mamíferos, se dá a partir de um tecido mesenquimal indiferenciado que recebe o nome de seio urogenital (UGS), local onde ocorre todo o processo de morfogênese prostática que é finamente regulado por andrógenos e estrógenos. Apesar de existirem muitas informações a respeito da organogênese prostática em roedores como ratos e camundongos, nada foi descrito sobre este evento em gerbilos da Mongólia. Portanto, tendo em vista que a utilização deste modelo animal em estudos com enfoque reprodutivo vem aumentando nos últimos anos, o conhecimento detalhado sobre os eventos que ocorrem durante a organogênese prostática se torna necessário e fundamental para o melhor entendimento dos mecanismos envolvidos na formação desta glândula. Logo, o objetivo deste estudo é avaliar o padrão de brotamento e ramificação do lobo ventral a partir do 17º dia embrionário até o primeiro dia pós-natal em machos do gerbilo. Para isto, os tratos reprodutores destes animais serão dissecados e processados para inclusão em parafina. Em seguida, os cortes obtidos serão submetidos às técnicas citoquímicas e imunohistoquímicas, sendo posteriormente destinados a análises morfológicas gerais e de caracterização dos números de brotos existes em cada fase do desenvolvimento. A partir dos resultados, pretende-se obter a precisa descrição da evolução dos eventos da organogênese prostática nestes animais, o que poderá contribuir para um melhor entendimento dos mecanismos que envolvem o desenvolvimento desta glândula.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO SANCHES, BRUNO DOMINGOS; BIANCARDI, MANOEL FRANCISCO; ALCANTARA DOS SANTOS, FERNANDA CRISTINA; GOES, REJANE MAIRA; LEITE VILAMAIOR, PATRICIA SIMONE; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO. Budding Process During the Organogenesis of the Ventral Prostatic Lobe in Mongolian Gerbil. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 77, n. 6, p. 458-466, JUN 2014. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.