Busca avançada
Ano de início
Entree

Frações de fósforo em povoamentos monoespecíficos e mistos de Eucalyptus grandis e Acacia mangium

Processo: 11/20996-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:José Leonardo de Moraes Gonçalves
Beneficiário:Tiago de Oliveira Godinho
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Difusão   Micorriza   Reflorestamento   Solo florestal

Resumo

A compreensão dos fenômenos básicos da dinâmica do fósforo no solo é muito importante para a tomada de decisão sobre a necessidade de adição e para a definição das doses e dos modos de aplicação de fertilizantes fosfatados. As formas e o grau de labilidade do fósforo variam com as características e propriedades do solo. Em solos jovens, os fosfatos de cálcio são os principais fornecedores de fósforo aos organismos vivos. Por outro lado, em solos altamente intemperizados, a biociclagem dos fosfatos orgânicos assume grande importância na manutenção da biodisponibilidade, embora não seja suficiente para a obtenção da máxima produtividade econômica das culturas comerciais.Plantações mistas, com leguminosas N2-fixadoras despontam como uma opção de manejo sustentável do ecossistema. Isto é um dos desígnios da intensificação ecológica. No entanto, precisa-se de um conhecimento aprofundado das diferentes interações ecológicas entre as espécies e, este estudo tem como alvo aquela relacionada à facilitação. Acacia mangium (N2-fixadora) poderia beneficiar/facilitar o Eucalyptus grandis, devido à possibilidade de uma maior absorção de fósforo do solo pelas micorrizas presentes na A. mangium, gerando assim uma serapilheira mais rica em fósforo. Com a decomposição dessa serapilheira e posteriormente a sua mineralização, esse fósforo seria mais facilmente absorvido pelo E. grandis. Desse modo, devem-se intensificar as pesquisas enfocando, entre outras: (a) as frações de fósforo no solo e a produtividade das culturas; (b) as frações de fósforo nos tecidos vegetais; (c) vislumbrar o efeito das micorrizas na maior absorção de fósforo pelas culturas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRANDANI, C. B.; ROCHA, J. H. T.; GODINHO, T. DE O.; WENZEL, A. V. A.; GONCALVES, J. L. M. Soil C and Al availability in tropical single and mixed-species of Eucalyptus sp. and Acacia mangium plantations. GEODERMA REGIONAL, v. 10, p. 85-92, SEP 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODINHO, Tiago de Oliveira. Fertilidade e frações de fósforo em solos sob povoamentos monoespecíficos e mistos de Eucalyptus e Acacia mangium. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.