Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudando plasmas não-abelianos fortemente acoplados usando a dualidade gauge/gravity

Processo: 11/21691-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Jorge José Leite Noronha Junior
Beneficiário:Stefano Ivo Finazzo
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50180-0 - Estudo de interações hadrônicas a altas energias, AP.TEM
Assunto(s):Plasma de quarks e glúons   Teoria do campo conformal (CFT)

Resumo

O Plasma de Quarks e Glúons (QGP), descoberto em colisões de íons pesados ultrarelativísticos no RHIC e no LHC, se comporta como um fluido quase perfeito. Isto indica que o QGP é um sistema fortemente acoplado, o que sugere o uso da correspondência AdS/CFT para estudar este sistema holograficamente como uma teoria de cordas fracamente acoplada, na aproximação de supergravidade. O objetivo proposto nesse projeto é estudar de forma quantitativa modelos de duais gravitacionais que capturam as propriedades termodinâmicas e de transporte do QGP. Em especial, realizaremos nesta tesea) Cálculos, via laços de Wilson, da largura térmica de estados ligados de quarks pesados no QGP, tanto em repouso quanto em movimento no plasmab) Um estudo sobre fluidos relativísticos dissipativos, buscando determinar as equações de movimento corretas para a hidrodinâmica do QGPc) Um estudo sobre as condições necessárias para que um dual gravitacional seja dual a uma teoria de calibre assintoticamente livre em quatro dimensões. Desta forma, tentaremos delimitar a classe de teorias duais que descrevem adequamente o QGP e realizar predições que possam ser verificadas experimentalmente usando colisões de íons pesados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROUGEMONT, ROMULO; FICNAR, ANDREJ; FINAZZO, STEFANO I.; NORONHA, JORGE. Energy loss, equilibration, and thermodynamics of a baryon rich strongly coupled quark-gluon plasma. Journal of High Energy Physics, n. 4 APR 15 2016. Citações Web of Science: 36.
MACHADO, C. S.; MATHEUS, R. D.; FINAZZO, S. I.; NORONHA, J. Modification of the B meson mass in a magnetic field from QCD sum rules. Physical Review D, v. 89, n. 7 APR 10 2014. Citações Web of Science: 27.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FINAZZO, Stefano Ivo. Estudando plasmas não-Abelianos fortemente acoplados usando a dualidade gauge/gravity. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.