Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação Biomecânica de Próteses Totais Fixas em Mandíbulas Atróficas

Processo: 11/21877-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Altair Antoninha Del Bel Cury
Beneficiário:Marcele Jardim Pimentel
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Prótese dentária

Resumo

OBJETIVO: Avaliar por meio da análise linear tridimensional com elementos finitos, o comportamento biomecânico de próteses totais fixas implantossuportadas por implantes curtos, de diferentes comprimentos, em mandíbulas atróficas. MATERIAL E MÉTODOS: Com auxílio do software SolidWorks Premium 2011® serão confeccionados modelos computadorizados tridimensionais de mandíbulas, implantes cilíndricos com interface Cone Morse, componentes protéticos e próteses fixas implantossuportadas, distribuídos nos seguintes grupos: IC5 - modelos com implantes de 5 mm de comprimento, IC7 implantes com 7mm de comprimento, IC9 implantes 9 mm de comprimento, enquanto o quarto grupo terá implantes de comprimento médio (11mm) considerado grupo controle (GC). Todos os grupos terão o mesmo número (4) e diâmetro de implantes (4). Para cada implante será modelado um intermediário e parafuso de retenção da prótese. A extensão do cantilever será igual para todos os grupos, com 15mm incluindo um pré-molar e um molar. Todos os elementos serão unidos ao tecido ósseo mandibular modelado, por meio de imagens tomográficas e com auxilio do software Mimics®, compondo os diferentes grupos. A análise da distribuição de tensão será realizada no software Ansys Workbench® com carregamento de 100N localizado na cúspide vestibular do pré-molar e uma segunda carga de mesma intensidade e direção localizada na cúspide disto-vestibular do primeiro molar, simulando uma prótese total como arco antagonista. Uma segunda carga de 270N, seguindo o mesmo esquema será aplicada, simulando a intensidade de carga de um antagonista dentado ou portador de prótese fixa superior. Os valores de tensão máxima e mínima principal, tensão de cisalhamento e tensão de Von Mises serão obtidos no osso, implantes e na prótese.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIMENTEL, MARCELE JARDIM; DA SILVA, WANDER JOSE; DEL BEL CURY, ALTAIR ANTONINHA. Short implants to support mandibular complete dentures - photoelastic analysis. Brazilian Oral Research, v. 31, 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.