Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência ao desgaste de uma cerâmica prensada de baixa fusão frente às ligas odontológicas convencionais e ao Ti CP

Processo: 11/21778-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Adriana Cláudia Lapria Faria
Beneficiário:André Almeida de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Porcelana dentária   Ligas dentárias   Desgaste de restauração dentária   Microdureza   Titânio

Resumo

As ligas metálicas estão sendo cada vez mais substituídas pelas cerâmicas devido ao potencial estético e à melhora das propriedades físicas e mecânicas que tem proporcionado a confecção de estruturas livres de metal, também conhecidas como metal-free. No entanto, uma limitação a ser superada nos sistemas cerâmicos é a sua abrasividade. Estudos demonstram que as porcelanas feldspáticas sinterizadas são mais abrasivas do que as cerâmicas prensadas. Entretanto, há estudos que relatam que as cerâmicas de baixa fusão e as porcelanas feldspáticas convencionais desgastaram igualmente o esmalte dentário. O esmalte é o antagonista ideal, mas é substituído por materiais restauradores em decorrência de cárie, doença periodontal ou acidentes. Dentre os materiais restauradores disponíveis, há os compósitos, ligas metálicas e cerâmicas. Diversos estudos avaliam a resistência ao desgaste dos materiais utilizando cerâmicas, compósitos e ligas de ouro como antagonistas, mas faltam estudos que correlacionem o desgaste entre superfícies cerâmicas prensadas contra ligas metálicas comumente encontradas na cavidade oral dos pacientes, como níquel-cromo, cobalto-cromo, titânio puro. O objetivo deste estudo in vitro será avaliar a resistência à abrasão e a microdureza de uma cerâmica prensada de baixa fusão em oposição a diferentes materiais restauradores, incluindo: titânio comercialmente puro (Ti cp), liga de níquel-cromo (Ni-Cr) e liga de cobalto-cromo (Co-Cr). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAPRIA FARIA, ADRIANA CLAUDIA; DE OLIVEIRA, ANDRE ALMEIDA; GOMES, ERICA ALVES; SILVEIRA RODRIGUES, RENATA CRISTINA; RIBEIRO, RICARDO FARIA. Wear resistance of a pressable low-fusing ceramic opposed by dental alloys. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 32, p. 46-51, APR 2014. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.