Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinais sugestivos de stress infantil em escolares com transtorno de aprendizagem

Processo: 11/22051-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
Beneficiário:Janaina Borba Garbo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem escrita   Transtornos de aprendizagem   Estresse   Sinais e sintomas   Crianças em idade escolar   Escalas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolares | Sinais e Sintomas | stress infantil | transtorno de aprendizagem | Linguagem Escrita

Resumo

O transtorno de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades significativas na aquisição e uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas alterações são intrínsecas ao indivíduo e presumivelmente devidas à disfunção do sistema nervoso central que leva a rendimento acadêmico aquém do esperado para potencial intelectual, escolaridade e motivação. (SALGADO 2006) e NUTTI (2009). Um fator que pode estar associado com o fracasso escolar de escolares com transtornos de aprendizagem é o stress infantil; este sendo definido como um conjunto de reações que temos quando algo acontece que nos amedronta, nos irrita, excita ou nos faça extremamente felizes". Os fatores que podem causar esse stress na infância podem ser externos e internos e aqui podemos destacar a escola, pois é uma instituição que influencia diretamente as crianças. Juntamente com o stress elevado a criança pode apresentar sérias dificuldades de aprendizagem, gerando assim um fracasso na aprendizagem escolar. PANCANARO e SANTOS (2007). Para o estudo, o tipo de amostragem foi não probabilística, por julgamento, uma vez que a seleção dos participantes seguiu critérios estabelecidos pelo pesquisador, isto é, deveriam apresentar diagnóstico interdisciplinar de Transtorno de aprendizagem ou não apresentar dificuldades de aprendizagem, conforme o grupo, com a finalidade de analisar o nível de stress destes através do teste Escala de Stress Infantil (2008). Sendo assim, considera-se importante a realização desta pesquisa que tem como objetivo principal a aplicação de um protocolo com a finalidade de verificar o nível de stress em escolares com transtornos de aprendizagem, diagnosticados pela Clínica Escola da FOB/USP.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANAÍNA BORBA GARBO SANTOS; THAÍS DOS SANTOS GONÇALVES; RICARDO FRANCO DE LIMA; PATRÍCIA DE ABREU PINHEIRO CRENITTE. Sinais sugestivos de estresse infantil em escolares com transtorno de aprendizagem. Revista CEFAC, v. 18, n. 4, p. 854-863, . (11/22051-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.