Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de filtros cerâmicos geopoliméricos para fundição com incorporação de cinzas volantes

Processo: 11/22290-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Márcio Raymundo Morelli
Beneficiário:Marcelo Strozi Cilla
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/14581-2 - Processamento convencional e novos métodos de obtenção de estruturas geopoliméricas porosas, BE.EP.DR
Assunto(s):Materiais cerâmicos   Resíduos   Processamento de materiais cerâmicos   Filtros (tratamento de água)

Resumo

A ativação alcalina de alumino-silicatos vem promover o reencontro com técnicas muito provavelmente já usadas anteriormente pelo Homem e que, a despeito de terem ficado perdidas nos labirintos da História, deixaram marcas e realizações notáveis que hoje são admiradas. Em concreto, são conhecidas obras da Antiguidade Clássica, como por exemplo, o Coliseu de Roma, o Panteão Romano ou as Termas de Caracala, onde foram utilizados materiais pétreos artificialmente aglomerados (betões e argamassas) que patenteiam um comportamento mecânico e de durabilidade notáveis. A partir da análise das referências bibliográficas, vê-se que os materiais obtidos por ativação alcalina (ou geopolimerização) são em geral mais resistentes do ponto de vista mecânico, apresentam maior durabilidade e estabilidade e atingem estes graus de comportamento muito mais rapidamente que os materiais fabricados com a utilização do cimento Portland. Parece, portanto, evidente o interesse de promover o desenvolvimento de sistemas ligantes alternativos que, cumprindo os mesmos objetivos de desempenho, permitam também o alívio da pressão sobre o meio ambiente. A aplicação proposta neste projeto foi o desenvolvimento de filtros cerâmicos confeccionados a partir do método de réplicas de esponja utilizados no processo de fundição de metais sem a necessidade de sinterização da fase cerâmica, com ganhos na economia energética. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CILLA, MARCELO S.; DE MELLO INNOCENTINI, MURILO D.; MORELLI, MARCIO R.; COLOMBO, PAOLO. Geopolymer foams obtained by the saponification/peroxide/gelcasting combined route using different soap foam precursors. Journal of the American Ceramic Society, v. 100, n. 8, p. 3440-3450, AUG 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.