Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunomodulação da encefalomielite autoimune experimental pelo extrato da glândula salivar de Aedes aegypti

Processo: 11/22669-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Anderson de Sá Nunes
Beneficiário:Anderson Daniel Ramos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/09892-6 - Imunoma funcional da saliva de Aedes aegypti, AP.JP
Assunto(s):Aedes aegypti   Saliva   Imunomodulação   Encefalomielite autoimune experimental

Resumo

Durante o repasto sanguíneo de fêmeas do mosquito Aedes aegypti, diferentes componentes biologicamente ativos da saliva interagem com o hospedeiro e alteram uma série de fatores hematológicos e imunológicos objetivando sucesso na alimentação. Em conjunto, essas alterações podem levar a profundas modificações no curso de algumas doenças de caráter infeccioso e autoimune. Nesse sentido, diversas atividades imunomoduladoras têm sido descritas na saliva desses insetos hematófagos nos últimos anos. Desta forma, o objetivo da presente proposta é analisar a modulação da encefalomielite autoimune experimental (EAE), um modelo de estudo de esclerose múltipla, pelos componentes salivares do mosquito A. aegypti em camundongos da linhagem C57BL/6. O extrato de glândula salivar (EGS) de A. aegypti será produzido a partir das glândulas salivares de fêmeas com 5-7 dias após emergirem. Esse material será sonicado, centrifugado, esterilizado, terá o conteúdo protéico quantificado e será armazenado a -80º C até o momento do uso. Para o estudo in vivo da ação do EGS sobre a EAE induzida pela imunização com MOG p35-55, utilizaremos duas abordagens distintas. Na abordagem preventiva, um grupo de animais imunizados receberá tratamento diário com EGS a partir do segundo dia da imunização, pela via endovenosa. Na abordagem terapêutica, os animais serão imunizados e o tratamento com EGS será feito nas mesmas doses e via a partir dos primeiros sinais da doença, determinados por uma escala clínica já conhecida. A progressão da doença será acompanhada por 30 dias e comparada com um grupo de animais que receberá apenas veículo (PBS) no mesmo regime de tratamento e pela mesma via. Em ambos os casos, alguns animais serão eutanasiados para análise histopatológica do sistema nervoso central (SNC), bem como de parâmetros relacionados com a imunidade do hospedeiro, tais como produção de citocinas por células extraídas de linfonodos e freqüências de subpopulações linfocitárias nestes órgãos. Também realizaremos um fracionamento do EGS com o objetivo de identificar uma ou mais frações na tentativa de caracterizar moléculas biologicamente ativas nesse modelo. Esperamos assim, demonstrar a atividade do EGS de A. aegypti em um modelo de autoimunidade, ao mesmo tempo em que caracterizamos novas moléculas com potencial imunomodulador na saliva do mosquito. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARROS, MICHELE S.; GOMES, ELIANE; GUERONI, DANIELE I.; RAMOS, ANDERSON D.; MIROTTI, LUCIANA; FLORSHEIM, ESTHER; BIZZARRO, BRUNA; LINO, CIRO N. R.; MACIEL, CERES; LINO-DOS-SANTOS-FRANCO, ADRIANA; TAVARES-DE-LIMA, WOTHAN; CAPURRO, MARGARETH L.; RUSSO, MOMTCHILO; SA-NUNES, ANDERSON. Exposure to iBites Induces a Mixed-Type Allergic Response following Salivary Antigens Challenge in Mice. PLoS One, v. 11, n. 5 MAY 20 2016. Citações Web of Science: 2.
MACIEL, CERES; FUJITA, ANDRE; GUERONI, DANIELE I.; RAMOS, ANDERSON D.; CAPURRO, MARGARETH L.; SA-NUNES, ANDERSON. Evans Blue as a Simple Method to Discriminate Mosquitoes' Feeding Choice on Small Laboratory Animals. PLoS One, v. 9, n. 10 OCT 21 2014. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Anderson Daniel. Imunomodulação da encefalomielite autoimune experimental pelo extrato da glândula salivar de Aedes aegypti.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.