Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico de Xanthomonas axonopodis pv. citri e sua influência no perfil químico de Citrus sinensis

Processo: 11/22975-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:Edenilson dos Santos Niculau
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Cancro (doença de planta)   Xanthomonas axonopodis   Citrus sinensis

Resumo

O cancro cítrico, causado pela bactéria X. axonopodis pv. citri, é uma doença incurável que provoca sérios problemas à citricultura mundial, principalmente à cultura da laranja. A única maneira de eliminar a doença, uma vez que não existe controle químico adequado, é a erradicação das plantas contaminadas e das plantas suspeitas. Outra medida necessária para a redução da quantidade de inóculo da bactéria vem sendo empregada através de pulverizações a base de cobre. Embora o sequenciamento do genoma da X. axonopodis pv. citri tenha sido concluído, ainda não há medidas de controle satisfatórias que possam ser recomendados para esse patossistema. Uma alternativa para inibição de crescimento, que é o modo de ação da maioria dos antibióticos tradicionais, pode ser a atenuação de produção do fator de virulência. Assim, uma análise dos eventos metabólicos subjacentes à comunicação bacteriana intercelular das moléculas sinalizadoras, pode contribuir para compreensão do fator de virulência e consequentemente o controle da doença. Além disso, há uma necessidade na busca por novos métodos fácil e rápido para identificação e diagnóstico da bactéria. Dessa forma, este projeto tem como principais objetivos, realizar o estudo químico de X. axonopodis pv. citri, com o intuito de entender os aspectos químicos que envolvem o desenvolvimento da bactéria, buscando possíveis moléculas sinalizadoras do fator de virulência e realizar o estudo da produção de voláteis em Laranjeiras Pêra, Citrus sinensis (L.) Osbeck, com sintomas do cancro cítrico utilizando as técnicas Micro Extração em Fase Sólida (SPME) e "headspace" dinâmico associadas à CG-EM.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NICULAU, EDENILSON DOS SANTOS; RIBEIRO, LEANDRO DO PRADO; ANSANTE, THIAGO FELIPE; FERNANDES, JOAO BATISTA; FORIM, MOACIR ROSSI; VIEIRA, PAULO CEZAR; VENDRAMIM, JOSE DJAIR; DAS GRACAS FERNANDES DA SILVA, MARIA FATIMA. Isolation of Chavibetol and Methyleugenol from Essential Oil of Pimenta pseudocaryophyllus by High Performance Liquid Chromatography. Molecules, v. 23, n. 11 NOV 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.