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Percepção de fala e aquisição da escrita de sonorantes

Processo: 11/22873-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Suellen Vaz de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Percepção da fala

Resumo

Embora no campo dos estudos fonoaudiológicos e dos estudos linguísticos desenvolvidos no Brasil haja preocupação dos pesquisadores em investigar relações entre ortografia e aspectos fonético-fonológicos da linguagem na aquisição da escrita, não vêm sendo investigados, nessa relação, vínculos entre características perceptuais-auditivas dos segmentos da fala e registros ortográficos de crianças de séries iniciais do ensino fundamental. Visando investigar esses vínculos, a presente pesquisa tem como objetivos: (1) investigar relações entre o desempenho perceptual-auditivo e o desempenho ortográfico de consoantes sonorantes de crianças do 1º e do 2º ano do ensino fundamental; (2) investigar se há relação entre esses dois tipos de desempenho no interior de cada uma dessas séries escolares; e (3) investigar se a ordem de realização dos procedimentos exerce influência sobre ambos os desempenhos. Serão analisados dados de desempenho perceptual-auditivo e de desempenho ortográfico extraídos de 129 crianças que frequentam as duas primeiras séries do ensino fundamental de uma escola pública do município de Marília (SP). A coleta de dados de percepção auditiva será feita com base no Instrumento de Avaliação da Percepção de Fala - PERCEFAL -proposto por Berti (2011), com o uso do software PERCEVAL (Perception Evaluation Auditive & Visuelle) (ANDRÉ ET AL, 2009). Já a coleta de dados de ortografia será feita com base em um ditado das mesmas palavras que compõem o instrumento PERCEFAL. Na análise dos resultados, serão observadas relações entre: (a) acurácia perceptual-auditiva e ortográfica (porcentagem de erros, de acertos e de não-respostas); (b) tempo de resposta dos erros e acertos na tarefa de percepção; e (c) habilidade na identificação do contraste entre as sonorantes, ou seja, identificação dos contrastes mais facilmente ou mais dificilmente percebidos pelas crianças, nas tarefas perceptual-auditiva e ortográfica.

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