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A educação física escolar, o basquetebol e o livro didático: avaliação do contexto da aprendizagem

Processo: 11/23251-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Suraya Cristina Darido
Beneficiário:Ana Lívia Gorgatto Fraiha
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia do esporte   Corpo (educação física)   Ensino e aprendizagem   Basquetebol

Resumo

Embora garantida por leis, a Educação Física enquanto prática pedagógica em muitas escolas ainda baseia-se em uma concepção tradicional relacionada ao ensino tecnicista de algumas modalidades esportivas, com caráter de reprodução dos movimentos técnicos. Isso se deve à grande influência que a história da Educação Física proporcionou a esses profissionais, principalmente durante o período que ela foi ensinada de acordo com a tendência esportivista. No basquetebol não foi diferente. A modalidade na escola possuía nesse período características nítidas do modelo esportivista. Atualmente, com as novas propostas pedagógicas tanto da Educação Física escolar quanto da pedagogia do esporte, o ensino do basquetebol deve estar atrelado com a concepção de cultura corporal de movimento no qual a modalidade não deve ser abordada somente de maneira procedimental (o saber fazer) e o aluno tem que ser considerado como sujeito ativo do processo. Um dos caminhos para que isso possa ser realizado é a implementação de livros didáticos que possam abordar a modalidade. Portanto o objetivo deste estudo é avaliar o processo de ensino-aprendizagem de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Rio Claro, SP, a partir da aplicação de um livro didático constituído de conteúdos referentes ao basquetebol. Para isso será aplicado um questionário com todos os alunos participantes antes e depois da implementação das aulas, analisando-se também os livros respondidos pelos alunos e, finalmente, avaliando a aprendizagem deles por meio de um grupo focal. (AU)