Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de diterpenos vegetais sobre o crescimento, divisão nuclear e teor de cálcio no fungo fitopatogênico Botrytis cinerea.

Processo: 12/01057-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Suraia Said
Beneficiário:Alana Tercino Frias
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/08684-0 - Potecial anti-fitopatogenico de diterpenos de plantas, AP.R
Assunto(s):Fungos fitopatogênicos

Resumo

Botrytis cinerea é um fungo pertencente ao filo dos ascomicetos, que causa a patologia conhecida como "podridão cinzenta" ou "mofo cinzento" em diversas plantas economicamente importantes para o país, como por exemplo: morango, tomate, cebola, soja, algodão e uva (4). O fungo agrega seus núcleos no apressório que pode ter um importante papel na produção de enzimas que facilitam a penetração da célula hospedeira (3). Depois de infectado, o tecido afetado sofre uma descoloração com aspecto necrótico, podendo levar a perda de todo o cultivo. Seu controle se mostra de difícil execução, pois, além de alguns fungicidas apresentam um médio ou alto risco de resistência, como é o caso do tiofanato metílico e clorotalonil (4), as condições ambientais em varias regiões do país, em determinadas épocas do ano, são favoráveis a sua proliferação (umidade relativa alta e temperatura em torno de 25°C) (2). A investigação acerca da marcação do núcleo e do cálcio organelar, nos permite investigar a influência desses diterpenos na germinação, ciclo de vida e desenvolvimento do fungo, que podem vir a interferir em sua patogenicidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: