Busca avançada
Ano de início
Entree

Cuidado de si e empoderamento: os cuidados do diabetes a partir da experiência associativa

Processo: 11/22751-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Ana Maria Canesqui
Beneficiário:Andréia Aparecida Ferreira Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Empoderamento   Corpo   Antropologia médica   Biopolítica

Resumo

Neste projeto pretende-se analisar o significado do empoderamento das pessoas diabéticas estabelecendo a relação entre: (1) a proposta terapêutica baseada na maior autonomia de decisão do paciente - a qual vem sendo desenvolvida pelo pensamento médico desde a década de 90 -, e (2) o modo como a expe¬riência do diabetes orienta os cuidados do corpo e a reestruturação da identidade. Procura-se verificar o modo como os valores do individualismo são acionados para constituição do modelo de diabético responsável pelo cuidado de si, ao mesmo tempo em que são confrontados posturas e comportamentos relativos ao âmbito das relações familiares dos sujeitos pesquisados, e que se baseiam em valores de caráter mais holista. Nesse sentido, exploro o modo como os programas de educação do diabético - que proporcionam aos pacientes um percurso de aprendizado e vivência dos valores, saberes e práticas a serem incorporados a uma identidade própria enquanto diabéticos - parecem reunir condições específicas que lhes permitem promover novas formas de sociabilidade em ressonância com a perspectiva de maior autonomia do paciente em seu tratamento. Através de uma metodologia qualitativa, envolvendo a análise de textos médicos e dos dados etnográficos acerca das práticas desenvolvidas pelas associações de diabéticos na cidade de São Paulo, procuro situar o processo de empoderamento dos diabéticos no contexto amplo da biopolítica contemporânea.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRÉIA APARECIDA FERREIRA LOPES. Cuidado e Empoderamento: a construção do sujeito responsável por sua saúde na experiência do diabetes. Saúde e Sociedade, v. 24, n. 2, p. -, Jun. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.