Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da interação solo-planta-alumínio utilizando variedades de tomateiro contrastantes quanto à tolerância a elementos tóxicos

Processo: 11/23019-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Ricardo Antunes de Azevedo
Beneficiário:Roberta Corrêa Nogueirol
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/54676-0 - Estresse oxidativo induzido por metais: novas abordagens, AP.TEM
Assunto(s):Tomate   Solo tropical   Fracionamento   Especiação   Estresse oxidativo

Resumo

Os solos de regiões tropicais e subtropicais são normalmente ácidos e apresentam altos teores de alumínio (Al). A toxicidade do Al para as plantas é resultado da alta afinidade de Al catiônico com as paredes das células, membranas e metabólitos. O Al também altera a homeostase celular por meio da alteração da atividade dos canais das membranas e o influxo de íons, ligando-se a enzimas e outros componentes celulares. A proposta deste projeto é o estudo do comportamento de duas variedades de tomate expostas ao Al por meio do processo de estresse oxidativo decorrente da exposição ao elemento. Por meio dos parâmetros descritos ao longo da metodologia poderemos caracterizar as variedades quanto à toxicidade por Al, bem como os mecanismos de tolerância e defesa das mesmas em relação à exposição às concentrações de Al. Um experimento piloto será realizado para definição das doses de Al empregadas por meio de superfície de resposta e o posterior cultivo em solo auxiliará a elucidação do comportamento e dinâmica do elemento no sistema solo-planta, avaliando a influência da matriz do solo na biodisponibilidade do elemento.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIROL, ROBERTA CORREA; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO; DE SOUZA JUNIOR, JOAO CARDOSO; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES. NO3-/NH4(+) proportions affect cadmium bioaccumulation and tolerance of tomato. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, n. 14, SI, p. 13916-13928, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.
NOGUEIROL, ROBERTA CORREA; MONTEIRO, FRANCISCO ANTONIO; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES. Tropical soils cultivated with tomato: fractionation and speciation of Al. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 187, n. 4 APR 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.