Busca avançada
Ano de início
Entree

Regulação da síntese de proteínas através da SUMOilação

Processo: 11/21350-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Vilma Regina Martins
Beneficiário:Martín Roffé
Instituição-sede: A C Camargo Cancer Center. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/14027-2 - Mecanismos associados à função da proteína prion e seu ligante STI1/Hop: abordagens terapêuticas, AP.TEM
Assunto(s):Sumoilação   Síntese proteica

Resumo

A sumoilação é uma modificação pós-traducional que leva a alteração da função e/ou localização das proteínas alvo. Em geral, a via de sumoilação tem sido associada a eventos nucleares, como por exemplo, a regulação da transcrição. No entanto, nos últimos anos cada vez mais funções extra-nucleares para essa via têm sido descritas. Dentre estas funções extra-nucleares, somente duas publicações apontam a sumoilação como um regulador do controle da tradução em células de mamífero. Nos mesmos são estudados os efeitos da sumoilação do fator de inicio da tradução 4E (eIF4E). Alem disso, num estudo de proteômica em Drosophila melanogaster, várias proteínas ribossomais e fatores associados ao controle traducional foram identificados como alvos da sumoilação. Dessa maneira a sumoilação poderia ser um outro mecanismo de controle traducional ainda não explorado em células de mamíferos. Assim, o objetivo desse projeto será a identificação de proteínas envolvidas no controle da tradução que são sumoiladas em células de mamífero. Para isso, será realizado um estudo de larga escala com técnicas de proteômica para a identificação de proteínas sumoiladas que se associam a polissomos, seguido pela confirmação dos candidatos e análise de como a sumoilação afeta a funcionalidade de cada proteína-alvo. A desregulação da tradução é um fenômeno comum para vários tipos de tumores. Observações preliminares do nosso laboratório identificaram que a expressão de componentes da cascata da sumoilação está alterada em glioblastomas. Dessa maneira estudaremos se a via da sumoilação é também responsável, ou contribui, para a desregulação traducional observada em glioblastomas, junto com a identificação dos fatores afetados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROFFE, MARTIN; LUPINACCI, FERNANCLA C.; SOARES, LUANA C.; HAJJ, GLAUCIA N.; MARTINS, VILMA R. Two widely used RSK inhibitors, BI-D1870 and SL0101, alter mTORC1 signaling in a RSK-independent manner. CELLULAR SIGNALLING, v. 27, n. 8, p. 1630-1642, AUG 2015. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.