Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação dos genes regulados pelo fator de transcrição spdR e seu envolvimento na adaptação a fase estacionária em Caulobacter crescentus

Processo: 11/17513-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Carolina Antunes Do Prado Tavares da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Caulobacter crescentus

Resumo

Caulobacter crescentus é uma bactéria Gram-negativa membro da subdivisão alfa das proteobactérias, que vive em ambientes aquáticos de baixo teor nutricional. C crescentus é um dos principais sistemas modelo para análise do ciclo celular bacteriano e diferenciação celular, e os mecanismos moleculares envolvidos vêm sendo detalhados extensivamente nos últimos anos. A adaptação de C. crescentus para sobreviver em condições oligotróficas inclui a habilidade de crescer em meio com baixos nutrientes e paralisar a progressão do ciclo celular em carência de carbono e nitrogênio. C. crescentus são equipadas com sensores ambientais, transportadores e vias metabólicas adequadas para explorar baixas concentrações de metabólitos, utilizando material orgânico como fonte de alimento. As células de C. crescentus sofrem mudanças drásticas na morfologia e fisiologia em fase estacionária por um período muito extenso, tornando-se mais resistentes a estresses. A regulação de genes de fase estacionária é pouco conhecida em Caulobacter crescentus. Caulobacter não possui os reguladores globais clássicos de fase estacionária descritos para E. coli, como o fator ÃS, o que significa que outros fatores de transcrição devem estar exercendo este papel. Foi identificado um regulador de resposta de sistema de dois componentes, que se liga na região promotora do gene cspD ativando sua transcrição na fase estacionária, chamado SpdR (Stationary phase cspD Regulator). Assim, este projeto propõe identificar os genes regulados por SpdR, verificar quais os sinais celulares para sua ativação e estudar seu papel na regulação da entrada em fase estacionária de C. crescentus. Para isso propomos neste projeto identificar os genes regulados por SpdR através de ensaios de microarranjos de DNA; inativar outros possíveis sistemas regulatórios envolvidos na fase estacionária regulados por SpdR; identificar os sinais de ativação do sistema SpdR/SpdS; e determinar o papel de SpdR na fase estacionária através de análise de fenótipos do mutante nulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; LOURENCO, ROGERIO F.; MAZZON, RICARDO R.; RIBEIRO, RODOLFO A.; MARQUES, MARILIS V. Transcriptomic analysis of the stationary phase response regulator SpdR in Caulobacter crescentus. BMC Microbiology, v. 16, APR 12 2016. Citações Web of Science: 6.
SANTOS, JULIANA S.; DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; BALHESTEROS, HELOISE; LOURENCO, ROGERIO F.; MARQUES, MARILIS V. CspC regulates the expression of the glyoxylate cycle genes at stationary phase in Caulobacter. BMC Genomics, v. 16, AUG 27 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.