Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem da dinâmica de vegetação nativa na Bacia do Rio Piracicaba e seus efeitos na oferta de serviços ecossistêmicos

Processo: 10/19670-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Silvio Frosini de Barros Ferraz
Beneficiário:Paulo Guilherme Molin
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas nativas   Ecologia da paisagem

Resumo

Levantamentos do Instituto Florestal de São Paulo (IF-SP) têm mostrado que no final do século XX a cobertura florestal nativa total do estado atingiu um patamar de perda e que se iniciou então um período de expansão. Rigidez de leis, fiscalização, benefícios econômicos, além de pressão social demonstrados nos últimos anos têm contribuído para essa expansão da vegetação nativa em certos locais. Este estudo propõe modelar a dinâmica da cobertura florestal nativa na Bacia do Rio Piracicaba para averiguar os possíveis efeitos dessas mudanças nos serviços ecossistêmicos ligados à infiltração e escoamento superficial de águas além da própria estrutura da paisagem simuladas. Para atingir a proposta estabelecida nesta pesquisa, modelos de dinâmica da vegetação nativa serão estabelecidos. Formarão as bases de informação espaço-temporal os levantamentos de cobertura florestal em mapas temáticos dos anos 1990, 2000 e 2010 originados pelo IF-SP. Com auxílio de softwares especializados em modelagem e SIG, criar-se-ão modelos espaciais e temporais da dinâmica levando em consideração os cenários otimista, realista e status quo. Uma análise levando em consideração as características da bacia hidrográfica, padrões agrícolas e principalmente socioeconômicos além de informações climatológicas e de solos será produzida para explicar a dinâmica encontrada. Também será possível avaliar a localização das mudanças encontradas e as características e métricas dessa paisagem. Por último será realizada uma modelagem hidrológica para averiguar a influência do aumento e localização da área florestal na infiltração e escoamento superficial de acordo com diversos cenários propostos. Para tal, será utilizada uma base de mapas temáticos previamente desenvolvidos para o ano de 2003/04. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOLIN, PAULO GUILHERME; CHAZDON, ROBIN; DE BARROS FERRAZ, SILVIO FROSINI; BRANCALION, PEDRO H. S. A landscape approach for cost-effective large-scale forest restoration. JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY, v. 55, n. 6, p. 2767-2778, NOV 2018. Citações Web of Science: 8.
MOLIN, PAULO G.; GERGEL, SARAH E.; SOARES-FILHO, BRITALDO S.; FERRAZ, SILVIO F. B. Spatial determinants of Atlantic Forest loss and recovery in Brazil. LANDSCAPE ECOLOGY, v. 32, n. 4, p. 857-870, APR 2017. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOLIN, Paulo Guilherme. Modelagem da dinâmica de vegetação nativa na bacia do Rio Piracicaba e seus efeitos na oferta de serviços ecossistêmicos. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.