Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo regional de propagação de ondas de gravidade atmosféricas

Processo: 11/20120-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Hisao Takahashi
Beneficiário:Igo Paulino da Silva
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronomia   Luminescência atmosférica   Ondas gravitacionais

Resumo

Baseado na técnica de traçador de raios desenvolvido durante o curso de doutoramento nessa instituição, pretende-se desevolver um modelo de propagação de ondas de gravidade (OGs) na atmosfera utilizando medidas de ventos por radares meteóricos e interferômetros Fabry-Perot e temperaturas obtidas pelo satélite TIMED/SABER. Para validação do modelo usar-se-á os parâmetros de OGs observadas através de imagens de aeroluminescência no Brasil. O banco de dados para esse modelo deverá ser complementado por modelos de vento (HWM e TIE-GCM) e temperatura (NRLMSISE-90 e TIE-GCM) para os casos em que não forem possíveis usar medidas. Esses perfis cobrirão desde a superfície até 400 km de altitude e serão espaçados a cada 2 km e a cada 2 horas de forma a compor um dia representativo para cada mês. Além disso, variações interanuais deverão ser incluídas para os períodos de atividade solar alta, moderada e baixa. Os parâmetros das OGs de pequena escala calculados previamente pelo grupo e por colaboradores serão usados para validar o modelo. Já as OGs de média escala serão as observadas em 2009 ou 2005. Os estudos e análises que serão feitos durante a confecção desse modelo ajudarão a entender melhor a origem de possíveis fontes de OGs, seus mecanismos de propagação na atmosfera e possíveis efeitos na termosfera-ionosfera. O produto final desse modelo deverá ser um software que permita ao usuário fornecer os parâmetros de uma onda de gravidade e obter sua respectiva trajetória na atmosfera.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULINO, I.; MEDEIROS, A. F.; VADAS, S. L.; WRASSE, C. M.; TAKAHASHI, H.; BURITI, R. A.; LEITE, D.; FILGUEIRA, S.; BAGESTON, J. V.; SOBRAL, J. H. A.; GOBBI, D. Periodic waves in the lower thermosphere observed by OI630 nm airglow images. Annales Geophysicae, v. 34, n. 2, p. 293-301, 2016. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.