Busca avançada
Ano de início
Entree

Montagem e anotação do genoma de Methylobacterium mesophilicum SR1.6/6

Processo: 11/14290-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Welington Luiz de Araújo
Beneficiário:Aline Aparecida Camargo das Neves
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Methylobacterium   Transcriptoma   Genômica

Resumo

O gênero Methylobacterium é composto por bactérias de coloração rósea, metilotróficas (PPFMs) e que podem colonizar endofiticamente a planta hospedeira. Algumas espécies deste gênero são capazes de promover o crescimento, aumentar a atividade fotossintética da planta hospedeira e reduzir o ataque de patógenos. Este gênero tem despertado grande interesse científico pelo fato de possuir potencial para síntese de produtos biotecnológicos de alto valor agregado. Análises genômicas e proteômicas têm sido realizadas a fim de entender a interaçao existente entre Methylobacterium spp. e a planta hospedeira, pois pouco se conhece a respeito de mecanismos regulatórios que determinam a adaptaçao destas bactérias nos tecidos vegetais. A linhagem SR1.6/6 de M. mesophilicum é uma bactéria isolada de citros e devido a sua interação com a planta hospedeira e possivelmente com Xylella fastidiosa, tem sido foco de vários trabalhos. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo montar e anotar o genoma de M. mesophilicum, dentro do projeto "Identificação e caracterização de genes diferencialmente expressos na interação entre Methylobacterium mesophilicum e a planta hospedeira" (Proc. FAPESP 2010/07594-5). Os dados de seqüenciamento já foram obtidos via pirossequenciamento, gerando uma cobertura de 37X. Dessa forma, acreditamos que será possível fechar o genoma desta bactéria endofítica. Além disso, tendo em vista que outras espécies de Methylobacterium já foram seqüenciadas, será possível também comparar o genoma de espécies endofíticas (M. nodulans e M. mesophilicum) e não endofíticas (M. chloromethanicum, M. populi e M. radiotolerans). Por fim, este trabalho visa contribuir com subsídios para estudos de genes de interesse biotecnológico e principalmente associados interação microrganismos-planta. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, WELINGTON LUIZ; SANTOS, DAIENE SOUZA; DINI-ANDREOTE, FRANCISCO; SALGUEIRO-LONDONO, JENNIFER KATHERINE; CAMARGO-NEVES, ALINE APARECIDA; ANDREOTE, FERNANDO DINI; DOURADO, MANUELLA NOBREGA. Genes related to antioxidant metabolism are involved in Methylobacterium mesophilicum-soybean interaction. ANTONIE VAN LEEUWENHOEK INTERNATIONAL JOURNAL OF GENERAL AND MOLECULAR MICROBIOLOGY, v. 108, n. 4, p. 951-963, OCT 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEVES, Aline Aparecida Camargo das. Análises genômicas de Methylobacterium mesophilicum SR1.6/6 com ênfase na interação com a planta hospedeira.. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.