Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização dos mecanismos de ação da proteína CspC na manutenção da viabilidade e na resposta de Caulobacter crescentus a estresses

Processo: 11/21883-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Juliana Santos Nakayama
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Fases estacionárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cold shock protein | fase estacionária | Regulação gênica | Regulação Genica de Caulobacter crescentus

Resumo

Proteínas contendo o domínio estrutural "cold shock domain" (CSD) estão distribuídas nos três domínios da vida. O CSD é um domínio de ligação a RNA, ssDNA e dsDNA e muitas das funções destas proteínas são mediadas através de ligação a ácidos nucléicos. Muitas funções vêm sendo atribuídas para os diversos ortológos destas proteínas em diferentes bactérias: RNA chaperones, aumento da adaptação ao choque frio, fase estacionária, carência nutricional e congelamento, sensibilidade a UV, condensação do cromossomo e inibição da replicação. Em C. crescentus, uma alfa-proteobactéria, oligotrófica, não patogênica, os níveis das proteínas CspC e CspD, que contêm dois CSDs, aumentam apenas durante a fase estacionária. A ausência de cspC provoca sensibilidade a baixa temperatura, a peróxido de hidrogênio e a superóxidos, e provoca também queda severa na viabilidade em fase estacionária e morfologia alterada. Sobre a regulação de cspC foi constatado que apresenta uma regulação transcricional dependente de sigJ e oxyR, e uma autoregulação positiva, que pode se dar por meio de estabilização de seu próprio mRNA. Visto a importância de cspC para a manutenção da viabilidade da célula, neste projeto propõe-se o estudo de alvos regulatórios de cspC por meio de análise transcricional global, para definir seu envolvimento com a manutenção da viabilidade celular. Ainda, pretende-se estudar os mecanismos moleculares de cspC na regulação destes genes e definir os resíduos importantes para a função de CspC. Espera-se assim identificar os mecanismos de ação de cspC na manutenção da viabilidade celular e na resposta a estresses em C. crescentus.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, JULIANA S.; DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; BALHESTEROS, HELOISE; LOURENCO, ROGERIO F.; MARQUES, MARILIS V.. CspC regulates the expression of the glyoxylate cycle genes at stationary phase in Caulobacter. BMC Genomics, v. 16, . (14/04046-8, 11/21883-2, 09/52883-8, 12/10563-0, 11/17513-5, 11/50604-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.