Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de interações hiperfinas em óxidos dieléticos nanoestruturados e em filmes finos pela espectroscopia de correlação angular gama-gama perturbada

Processo: 11/14097-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Aplicações de Radioisótopos
Pesquisador responsável:Rajendra Narain Saxena
Beneficiário:Fabio Henrique de Moraes Cavalcante
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dielétricos   Filmes finos

Resumo

O objetivo principal deste projeto é a preparação e caracterização de óxidos metálicos com constante dielétrica alta na forma de nanoparticulas ou filmes finos. Os estudos serão realizados em óxido de háfnio puro e dopados com Ti, Ce, Gd e Dy com intuito de estudar as possíveis alterações nas propriedades físicas e o surgimento de novos fenômenos. Será usada uma técnica nuclear de interações hiperfinas, a espectroscopia de Correlação Angular Gama-Gama Perturbada (PAC) para a caracterização em escala atomica e técnicas convencionais como: Rutherford backscattering (RBS), difração de raios-X, e microscopia eletrônica. A técnica PAC será utilizada para medir os parâmetros hiperfinos, tais como gradiente de campo elétrico, parâmetro de assimetria do gradiente do campo elétrico e campo hiperfino magnético numa larga faixa de temperaturas de 10K a 1300K. As medidas serão realizadas com intuito de correlacionar os resultados com o comportamento das propriedades características de cada composto, na tentativa de entender os mecanismos microscópicos que dão origem a estes fenômenos. Pretende se realizar em alguns casos specificos os cálculos teóricos usando os métodos de primeiros princípios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTE, F. H. M.; LEITE NETO, O. F. L. S.; SAITOVITCH, H.; CAVALCANTE, J. T. P. D.; CARBONARI, A. W.; SAXENA, R. N.; BOSCH-SANTOS, B.; PEREIRA, L. F. D.; MESTNIK-FILHO, J.; FORKER, M. Magnetic hyperfine interactions on Cd sites of the rare-earth cadmium compounds RCd (R=Ce, Pr, Nd, Sm, Gd, Tb, Dy, Ho, and Er). Physical Review B, v. 94, n. 6 AUG 15 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.