Busca avançada
Ano de início
Entree

"influência da moldeira na precisão dimensional de moldagens para implantes paralelos em modelos cad/cam: uma comparação in vitro"

Processo: 11/12717-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Mollo Júnior
Beneficiário:Camila Cruz Lorenzetti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Técnica de moldagem odontológica   Próteses e implantes   Implantes dentários

Resumo

Um dos motivos de insucesso das próteses implantossuportadas é a falta de precisão na adaptação do sistema, o que confirma a necessidade de se obter um modelo de trabalho fiel. Este processo é dependente de alguns fatores como do tipo de material de moldagem, as técnicas de transferência dos componentes protéticos e o tipo de moldeira utilizada. A precisão na moldagem é ainda mais esperada com a tecnologia CAD/CAM, que avalia toda a superfície do modelo de trabalho em três dimensões, detectando possíveis irregularidades entre o preparo original e o modelo em gesso, o que favorece a confiabilidade no trabalho para a confecção de abutments personalizados. Qualquer imprecisão dimensional na transferência do posicionamento dos implantes ou abutments para os modelos de trabalho resultará em falha da prótese, necessitando assim de uma moldagem mais perfeita possível. Um material de moldagem deve ser rígido suficiente para evitar deslocamentos dos transferentes durante aplicação da força para remoção. Ao mesmo tempo, a união dos transferentes quadrados com barra de aço e resina acrílica é uma tentativa de estabilizar os transferentes contra rotação e melhorar a precisão de adaptação. O tipo de moldeira bem como o material com que ela é confeccionada interfere diretamente na estabilidade do material de moldagem. As moldeiras de estoque sofrem menos distorção comparada às moldeiras de plástico e são utilizadas com frequência na rotina clínica do profissional. Sendo assim, dada à necessidade de se obter padrões de comparações e modelos fidedignos, o objetivo deste estudo é avaliar a influência da moldeira na precisão dimensional de moldagens para implantes paralelos em modelos CAD - CAM em situações laboratoriais padronizadas.