Busca avançada
Ano de início
Entree

Foraminíferos em perfis microtopográficos do manguezal do rio Itapanhaú, Bertioga (SP): padrões ecológicos para referência de reconstruções do nível relativo do mar

Processo: 11/16874-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Décio Luis Semensatto Junior
Beneficiário:Camila Cunha Passos
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Manguezais   Foraminifera

Resumo

Foraminíferos das zonas entremarés têm sido aplicados com sucesso em estudos voltados para o monitoramento do nível relativo do mar em todo o mundo. Entretanto, para a consecução desta tarefa é necessário que associações de foraminíferos típicas de intervalos altimétricos e da respectiva frequência de inundação sejam estabelecidas com base em amostras do sedimento superficial do Recente. Portanto, o presente projeto visa estudar a estrutura de comunidades de foraminíferos em termos de diversidade e composição de espécies, a partir de amostras coletadas em perfis com controle microtopográfico em manguezais do estuário do Rio Itapanhaú (Bertioga, SP), distribuídos ao longo de um gradiente de salinidade e de frequência de inundação, buscando-se reconhecer padrões ecológicos que colaborem para o estabelecimento de referências micropaleontológicas para o monitoramento do nível relativo do mar durante o Holoceno na costa paulista.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASSOS, CAMILA CUNHA; KUKIMODO, ISABELA; SEMENSATTO, DECIO. Foraminiferal assemblages along the intertidal zone of Itapanhau River, Bertioga (Brazil). Journal of South American Earth Sciences, v. 79, p. 297-306, NOV 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.