Busca avançada
Ano de início
Entree

Livro infantil: identificando elementos gráficos e editoriais

Processo: 11/17812-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Cassia Leticia Carrara Domiciano
Beneficiário:Barbara Bruna Planche
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Design gráfico   Livro infantil   Planejamento educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design editorial | design gráfico | Livro alternativo | Livro Infantil | Design Editorial

Resumo

O projeto aborda as estratégias que o design editorial pode usar para incentivar as crianças no período de pré-alfabetização à prática da leitura através do livro infantil alternativo. O livro-objeto e o pré-livro são dois exemplos de livros não convencionais, propondo muitas vezes formatos e materiais alternativos. Esses livros valorizam a linguagem não-verbal, pois são feitos para crianças que não sabem ou estão aprendendo a ler. O objetivo é que a criança entre em contato com a forma sensória do livro de uma maneira fácil, dinâmica e proveitosa. Tais estratégias buscam atender os interesses da criança e de seu crescimento e desenvolvimento educacional, intelectual, emocional e físico. A relação entre a criança e o livro infantil busca estabelecer hábitos de leitura que permanecerão posteriormente, quando o leitor já estiver capacitado a realizar a leitura de textos verbais, hábito este que poderá ser evidenciado durante várias fases da vida. Mais especificamente, o projeto quer delimitar - através de suas abordagens teóricas, técnicas e suas características metodológicas, como pesquisas com crianças ainda não alfabetizadas - algumas posturas da criança em relação a esses livros, para que isso possa aperfeiçoar a relação do usuário com o livro e também enriquecer o campo do Design. A comunicação eficiente entre a criança e o livro fará com que o hábito da leitura se torne um costume na idade adulta, e assim o objetivo alcançado será evidenciado durante várias fases da vida, não apenas na infância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)