Busca avançada
Ano de início
Entree

O café orgânico no Cerrado Mineiro: O circuito espacial produtivo e os círculos de cooperação no município de Patrocínio (MG).

Processo: 11/16686-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Samuel Frederico
Beneficiário:Rodrigo Cavalcanti Do Nascimento
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Circuito espacial produtivo   Geografia econômica

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o circuito espacial produtivo e os círculos de cooperação do café orgânico no município de Patrocínio/MG. Parte-se da hipótese que a produção de café orgânico pode atenuar a vulnerabilidade a que os produtores de café commodity estão fortemente submetidos. Porém, à medida que as grandes empresas de torrefação e moagem têm se apropriado do mercado de café orgânico, principalmente, a partir da última década, esse tem se comportado novamente como uma commodity.Originalmente, a produção do café orgânico assume características de uma espécie de anticommodity, devido à diferenciação qualitativa do produto e ao acesso privilegiado a determinados nichos de mercado. No entanto, a padronização produtiva estabelecida pelas empresas certificadoras tem promovido uma recommoditização da produção orgânica, ao permitir que as grandes empresas do comércio e de torrefação substituam os fornecedores, acabando com a identidade dos produtores. A presente pesquisa propõe analisar, no caso dos pequenos produtores do município de Patrocínio (MG), vinculados a Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER), como a produção de café orgânico, conjuntamente com a certificação Fair Trade (Comércio Justo), promove ou não uma descommoditização da produção cafeeira, permitindo formas alternativas de inserção dos pequenos produtores nos mercados nacional e internacional.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASCIMENTO, Rodrigo Cavalcanti Do. Os cafés especiais no Cerrado Mineiro : o circuito espacial produtivo e os círculos de cooperação no município de Patrocínio, MG. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.