Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e filogenia da ordem Halymeniales (Rhodophyta) no litoral do Brasil

Processo: 11/19225-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 22 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Mariana Cabral de Oliveira
Beneficiário:Carolina Angélica Araújo de Azevedo
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/25409-9 - Aplicação da técnica de DNA barcoding no estudo da diversidade da ordem Halymeniales (Rhodophyta) na costa brasileira, BE.EP.DR
Assunto(s):Rhodophyta   Algologia   Macroalgas

Resumo

As algas da ordem Halymeniales (Rhodophyta) apresentam taxonomia conflituosa, com histórico de mudanças na nomenclatura e identificações equivocadas. Em todo o mundo, a sistemática dessa ordem tem sido estudada através de técnicas morfológicas e moleculares, o que tem promovido o reconhecimento de novos gêneros e espécies, a correção de identificações taxonômicas inadequadas e a descoberta de diversidade críptica. Essas algas são componentes da alimentação humana, sintetizam ficocolóides e substâncias bioativas, além disso, algumas espécies têm sido apontadas como invasoras. No Brasil, há uma carência de estudos sobre a sistemática do grupo, com aproximadamente 22 espécies, o que faz com que a diversidade seja, possivelmente, subestimada, além de inviabilizar a utilização desses recursos marinhos do país. O objetivo deste estudo é investigar a diversidade e a filogenia das Halymeniales no Brasil, através de abordagens morfológicas e moleculares. As algas serão coletadas no litoral brasileiro, e serão incluídas consultas a herbários e a sequências de marcadores moleculares depositadas em banco de dados genéticos. Os marcadores utilizados serão o gene plastidial rbcL, comumente utilizado em estudos filogenéticos de algas vermelhas, e o gene mitocondrial cox1 (DNA barcode), ainda não utilizado em Halymeniales. Os resultados obtidos serão integrados a um banco de dados para espécies de Rhodophyta (Projeto Temático FAPESP 2007/51 270-7). (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Carolina Angélica Araújo de. Diversidade e filogenia da ordem Halymeniales (Rhodophyta) no litoral do Brasil. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.