Busca avançada
Ano de início
Entree

Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos

Processo: 12/00541-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Bruna Antonini Santana
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Fala   Taquifemia

Resumo

O objetivo desta pesquisa é caracterizar os achados relevantes da história clínica de indivíduos com taquifemia. Método: Participarão dessa pesquisa 8 indivíduos com queixa de taquifemia. Um critério múltiplo será utilizado para o diagnóstico de taquifemia: (a) queixa de distúrbio da fala (velocidade de fala rápida) por parte dos pais nos casos infantis ou adolescentes, ou pelos próprios indivíduos quando adultos; (b) ser considerado como taquifêmico pelos pesquisadores; (c) apresentar no mínimo 10% de disfluências comuns, e; (d) velocidade de fala fora dos valores de referências para a idade e gênero. Como procedimentos serão realizados inicialmente a história clínica, a história familial, a avaliação específica da fluência da fala espontânea e posteriormente o Inventário Preditivo de Taquifemia. Os dados obtidos neste estudo serão analisados por meio de método estatístico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA ANTONINI SANTANA; CRISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA. Achados relevantes da história clínica de taquifêmicos. Revista CEFAC, v. 16, n. 6, p. 1860-1870, Dez. 2014.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.