Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de fatores de transcrição possivelmente envolvidos na biogênese mitocondrial

Processo: 12/00126-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Paulo Arruda
Beneficiário:Pedro Paulo Augusto Fabiano Arantes Pereira Barreto
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biogênese   Transcrição genética   Mitocôndrias

Resumo

A mitocôndria é uma das mais importantes organelas celulares. Possui seu próprio genoma que atua de forma coordenada com o genoma nuclear regulando a expressão de genes que, em conjunto, modulam diversos aspectos do metabolismo celular. As atividades metabólicas da mitocôndria não se resumem apenas ao processo de geração de ATP, mas também atividades fundamentais para manter a homeostase celular. O processo de biogênese mitocondrial em animais já é bem conhecido, tendo sido identificado fatores de transcrição que regulam o processo. Em plantas o processo ainda é pouco conhecido, e embora sejam conhecidos alguns dos tecidos com elevada biogênese mitocondrial, nenhum fator de transcrição envolvido no processo já foi descrito. O presente projeto tem como objetivo utilizar ferramentas de bioinformática para tratar conjuntos de dados de expressão transcriptomica para tentar identificar fatores de transcrição possivelmente envolvidos na biogênese mitocondrial em plantas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO, PEDRO; OKURA, VAGNER KATSUMI; PENA NESHICH, IZABELLA AGOSTINHO; MAIA, IVAN DE GODOY; ARRUDA, PAULO. Overexpression of UCP1 in tobacco induces mitochondrial biogenesis and amplifies a broad stress response. BMC PLANT BIOLOGY, v. 14, MAY 28 2014. Citações Web of Science: 21.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.