Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da contaminação de solos impactados com xenobióticos orgânicos em culturas de grande expressão econômica e sua remediação com vermicompostagem

Processo: 11/22651-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Olímpia de Oliveira Rezende
Beneficiário:Fernanda Benetti
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Vermicompostagem   Deltametrina   Glifosato   Sustentabilidade   Remediação   Citricultura

Resumo

O objetivo principal deste projeto é avaliar a contaminação de corpos d'água, solos e sedimentos de culturas de laranja por pesticidas, a saber: glifosato e deltametrina. Para tanto será feito um monitoramento prévio do tipo de cultura agrícola empregado nas áreas próximas aos locais de coleta, a fim de saber a necessidade de monitoramento de mais pesticidas. As amostragens de água e sedimentos ocorrerão em, no mínimo, dois períodos, sendo uma durante a estiagem e outro em período chuvoso e duas entre elas, caso haja necessidade, perfazendo um total de quatro amostragens. As determinações dos parâmetros físico-químicos da água, como: pH, temperatura, cor, turbidez e condutividade elétrica serão realizadas nas amostras in situ. Nas amostras de sedimentos e solos, serão determinados pH e teor de matéria orgânica, entre outros. A extração dos pesticidas em água será baseada na extração em fase sólida, utilizando cartuchos de C18. Para extração dos pesticidas em sedimento será utilizada a técnica Soxhlet ou ultra-som, dependendo das características dos analitos, priorizando sempre os solventes verdes. Em solos sob contaminação, será efetuada a remediação por adição de vermicomposto e a consequente avaliação do processo. Os principais equipamentos disponíveis no Laboratório de Química Ambiental, que serão utilizados para as determinações de pesticidas neste projeto são: cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas Shimadzu, modelo QP 2010 Plus, cromatógrafo a gás Shimadzu GC-2010, com detector de captura de elétrons GC/ECD e cromatógrafo a líquido de alta eficiência (HPLC) LC-10 Shimadzu.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BENETTI, Fernanda. Avaliação cromatográfica e estudos de sorção e de toxicidade em minhocas de deltametrina, glifosato e ácido aminometilfosfônico. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.