Busca avançada
Ano de início
Entree

"o mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente: uma leitura frankfurtiana"

Processo: 11/17472-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Divino José da Silva
Beneficiário:Ademir Henrique Manfré
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Experiências   Walter Benjamin   Theodor W. Adorno   Teoria crítica

Resumo

Este projeto de pesquisa, de natureza teórica, se situa no campo da Filosofia e Filosofia da educação e objetiva investigar o tema mal-estar docente que hoje se manifesta como fenômeno social no campo da educação. Nesse sentido, partimos da suposição de que o fenômeno mal-estar docente é decorrente do processo de expropriação de nossa experiência no tempo presente. Para Benjamin as narrativas tradicionais perderam força com o advento do sujeito do conhecimento na modernidade. Situação que teria sido intensificada com os acontecimentos da Primeira Guerra e avanço da técnica e suas forças de comando sobre o homem. Para Adorno, os indivíduos vivem no presente uma espécie de "inaptidão à experiência", a qual desafia as práticas formativas. Desse modo, os diagnósticos de Adorno e Benjamin acerca do "empobrecimento da experiência" na atualidade podem nos auxiliar na compreensão do mal-estar docente, o qual parece decorrer da nossa dificuldade em conferir sentido ao que nos acontece na escola e fora dela, sobretudo numa época em que nosso tempo é regido pela lógica do trabalho e do consumo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MANFRÉ, Ademir Henrique. O mal-estar docente e os limites da experiência no tempo presente : uma leitura frankfurtiana. 2014. 218 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.