Busca avançada
Ano de início
Entree

Biotransformações do ²-cariofileno e do ácido 3-acetoxi-copálico: utilização de fungos filamentosos e bactérias do trato gastrointestinal para estudos de metabolismo in vitro e avaliação da atividade citotóxica dos derivados obtidos.

Processo: 12/01766-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Niege Araçari Jacometti Cardoso Furtado
Beneficiário:Tatiane Cruz de Carvalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biotransformação   Fungos filamentosos

Resumo

Estudos demonstram que a biotransformação de fármacos conduzida por fungos filamentosos pode fornecer o mesmo metabólito produzido no metabolismo humano e sabe-se também que mais de 30 fármacos presentes no mercado são modificados por bactérias intestinais. Neste projeto propõem-se realizar estudos de biotransformação de ²-cariofileno e ácido 3-acetoxi-copálico utilizando fungos filamentosos e bactérias intestinais. Processos promissores serão selecionados para o desenvolvimento em escala preparativa e os produtos majoritários obtidos nos processos de biotransformação serão isolados, suas estruturas químicas elucidadas e o potencial citotóxico avaliado. ²-cariofileno e o ácido 3-acetoxi-copálico pertencem às classes dos sesquiterpenos e diterpenos, respectivamente, as quais são muito estudadas devido às atividades biológicas já detectadas. ²-cariofileno é um sesquiterpeno encontrado como um dos compostos majoritários em óleos de vários gêneros de plantas, provenientes de diferentes regiões, e várias atividades biológicas foram descritas para este sesquiterpeno, tais como: antiedêmica, fagorrepelente, anti-inflamatória, antitumoral, bactericida, entre outras. O ácido 3-acetoxi-copálico é um diterpeno de esqueleto do tipo labdano. Os diterpenos são substâncias bastante estudadas devido a sua presença em várias espécies de plantas e também devido ao seu potencial biológico, entre estes podemos citar a atividade antimicrobiana, anti-inflamatória, tripanocida, antitumoral, entre outras. Este estudo poderá contribuir para a compreensão do metabolismo in vivo do ²-cariofileno e do ácido 3-acetoxi-copálico e fornecerá informações sobre a citotoxidade dos produtos formados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUZ DE CARVALHO, TATIANE; DE OLIVEIRA SILVA, ELIANE; SOARES, GILBERTO AUGUSTO; PARREIRA, RENATO LUIS TAME; AMBROSIO, SERGIO RICARDO; JACOMETTI CARDOSO FURTADO, NIEGE ARACARI. Fungal biocatalysts for labdane diterpene hydroxylation. Bioprocess and Biosystems Engineering, v. 43, n. 6 FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.