Busca avançada
Ano de início
Entree

O Papel da Nicotina, Cotinina e Cafeína no Comportamento Eletroquímico e Colonização Bacteriana do Ticp. Um estudo in vitro.

Processo: 11/20017-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Valentim Adelino Ricardo Barão
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Nicotina   Cafeína   Biofilmes   Eletroquímica   Prótese dentária   Titânio   Cotinina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biofilme | Cafeína | cotinina | Eletroquímica | nicotina | titânio | Prótese Dentária

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar o papel de diferentes concentrações de nicotina, cotinina e cafeína no comportamento corrosivo (eletroquímico) do titânio comercialmente puro (Ticp) e na colonização de Streptococcus sanguinis na superfície de discos de Ticp. A hipótese a ser testada é que a presença de nicotina, cotinina e cafeína reduziria a resistência corrosiva do Ticp em saliva artificial e aumentaria a adesão e crescimento bacteriano na superfície dos discos de Ticp. Isso poderia explicar o porque pacientes fumantes apresentam maior risco de perdas dos implantes dentários. Discos de Ticp (15 mm diâmetro, 2 mm espessura) serão confeccionados. Para o ensaio eletroquímico (n=5), testes padrões como potencial de circuito aberto, espectroscopia de impedância eletroquímica e teste potenciodinâmico serão conduzidos em saliva artificial contendo as seguintes substâncias: nicotina, cotinina e cafeína (0 - controle; 0,3; 3; 30 e 300 µg/ml). A densidade de corrente de corrosão (Icorr), densidade de corrente de passivação (Ipass), potencial de corrosão (Ecorr), capacitância (Cdl) e resistência de polarização (Rp) da camada de óxido do Ticp serão determinados. As superfícies dos discos serão caracterizadas pela microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica, e a rugosidade de superfície será determinada. Para o teste microbiológico (n=3, com três experimentos independentes), biofilme simples de Streptococcus sanguinis irá crescer na superfície de discos de Ticp por 7 dias. Nicotina, cotinina e cafeína (0 - controle; 0,3; 3; 30 e 300 µg/ml) serão adicionadas ao meio de cultura. As unidades formadoras de colônia serão contadas (log UFC/cm2). A biomassa do biofilme será mensurada pelo ensaio de coloração com cristal violeta e a composição da matriz extracelular (proteínas e carboidratos) pelo método do ácido bicinconínico e pelo método colorimétrico. A MEV será usada para investigar a distribuição do biofilme nos discos de Ticp. Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARAO, VALENTIM A. R.; RICOMINI-FILHO, ANTONIO P.; FAVERANI, LEONARDO P.; DEL BEL CURY, ALTAIR A.; SUKOTJO, CORTINO; MONTEIRO, DOUGLAS R.; YUAN, JUDY CHIA-CHUN; MATHEW, MATHEW T.; DO AMARAL, REGIANE C.; MESQUITA, MARCELO E.; et al. The role of nicotine, cotinine and caffeine on the electrochemical behavior and bacterial colonization to cp-Ti. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 56, p. 114-124, . (11/20021-7, 11/20017-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.