Busca avançada
Ano de início
Entree

A formação do jovem Hegel: dos carecimentos da sociedade moderna ao carecimento da filosofia

Processo: 11/23920-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Marcos Severino Nobre
Beneficiário:Ricardo Crissiuma
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/53030-6 - Moral, política e direito: autonomia e teoria crítica, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):14/16786-6 - A formação do jovem Hegel, BE.EP.DR
Assunto(s):Amor   Propriedade   Reconhecimento

Resumo

Este projeto pretende propor uma leitura do jovem Hegel que busque superar a dicotomia presente nas contribuições mais recentes da Hegelsforschung - que ou bem reconstroem o percurso hegeliano de Stuttgart a Iena a partir da relação que Hegel estabelece com as correntes filosóficas vigentes na Alemanha da virada para o século XIX; ou bem o reconstroem a partir das modificações da apreensão hegeliana da economia política e dos acontecimentos políticos próprios à sua época. Nesse sentido, intenta-se investigar como o projeto de uma religião popular visando a superação das cisões da modernidade (esboçado por Hegel ainda no ginásio de Stuttgart) vai se modificando a partir das tensões resultantes da tentativa (empreendida a partir de Tübingen e perseverada em Berna e Frankfurt) de conciliar os carecimentos (Bedürfnis) da sociedade moderna com o conceito, de matriz kantiana, de carecimento da razão. Ainda está dentro das aspirações deste projeto, investigar como, pouco depois de se mudar para Iena, Hegel acaba abandonando seu projeto de uma religião popular como forma de mediação das cisões da modernidade e abraçando um projeto mais complexo que busca corrigir a dinâmica dilaceradora dos carecimentos por meio dos media trabalho e reconhecimento.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CRISSIUMA, Ricardo. A formação do jovem Hegel (1770-1800) : do esclarecimento do homem comum ao carecimento da filosofia. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.