Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do metabolismo de Novos fármacos provenientes da biotransformação in vitro por LC-MS/MS

Processo: 11/23413-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Regina Vincenzi Oliveira
Beneficiário:Bianca Ferreira da Silva
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biotransformação

Resumo

Os principais fatores que inviabilizam a introdução de novos fármacos no mercado têm relação direta ou co-relação com problemas farmacocinéticos. O conhecimento dos produtos de biotransformação (metabólitos), formados durante a metabolização de um composto bioativo, é de fundamental importância no desenvolvimento de novos fármacos, para a caracterização da farmacocinética do composto químico. Portanto, neste projeto propõe-se a realização de estudos de biotransformação de pró-fármacos de alto potencial, através da incubação in vitro dos compostos com frações microssomais obtidas a partir de fígados de ratos Wistar e também com frações microssomais humanas, com posterior identificação/caracterização estrutural dos principais metabólitos formados, assim como, com a realização de estudos de fenotipagem para identificar as isoformas do sistema CYP 450 envolvidas no processo metabólico.A demanda por análise de amostras e/ou matrizes complexas, eficiência e redução no tempo de análise, tem impulsionado a utilização de técnicas analíticas hifenadas como o acoplamento da cromatografia líquida com a espectrometria de massas (LC-MS/MS - do inglês: liquid chromatography coupled to mass spectrometry) e a cromatografia líquida com a ressonância magnética nuclear (LC-NMR - do inglês: liquid chromatography coupled to nuclear magnetic resonance). Desta forma, para o desenvolvimento deste projeto serão utilizados métodos analíticos otimizados; que envolvam o emprego de LC-MS/MS e LC-NMR, uma vez que essas técnicas têm sido aplicadas à análise, identificação e caracterização de moléculas, como por exemplo, metabólitos; visando economizar tempo e evitar o isolamento e estudos de atividade de compostos de baixo interesse.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, JOSIANE DE O.; DA SILVA, BIANCA F.; VENANCIO, TIAGO; DA ROCHA PITTA, MARINA G.; PITTA, IVAN DA R.; PECCININI, ROSANGELA G.; OLIVEIRA, REGINA V. Study of the in vitro metabolic profile of a new alpha(2)-adrenergic agonist Cheek for in rat and human liver microsomes by using liquid chromatography-multiple-stage mass spectrometry and nuclear magnetic resonance. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis, v. 172, p. 67-77, AUG 5 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.