Busca avançada
Ano de início
Entree

Neuropatia retardada induzida por organofosforados: estudos in vitro dos mecanismos de neurotoxicidade e de neuroproteção

Processo: 12/00168-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Antonio Cardozo dos Santos
Beneficiário:Guilherme Luz Emerick
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Inseticidas organofosforados   Neurotoxicidade   Doenças do sistema nervoso   Neuroblastoma   Cálcio   Esterases

Resumo

O uso indiscriminado de praguicidas como estratégia para aumentar a produtividade agrícola tem aumentado a incidência de intoxicações. Devido ao grande número de casos de intoxicações por compostos organofosforados (OPs), torna-se necessária a elucidação do mecanismo de degeneração celular irreversível que caracteriza a neuropatia retardada induzida por organofosforados (NRIOP). Os OPs causadores desta neuropatia são amplamente utilizados na indústria química e na agricultura, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Sabe-se que após a intoxicação por um OP neuropático ocorre cerca de 70-80% de inibição e envelhecimento de uma esterase conhecida como esterase susceptível à neuropatia (ESNp), o que desencadeia uma série de eventos que levam à degeneração axonal do tipo Walleriana. Em estudos anteriores realizados por nosso grupo de pesquisa foi verificado decréscimo no cálcio extracelular e aumento da atividade de proteases intracelulares cálcio-dependentes, o que sugere que após a inibição da ESNp ocorre a migração do cálcio para o meio intracelular. No entanto, o mecanismo e a sequência de eventos envolvidos no desenvolvimento da NRIOP permanecem indefinidos. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar em modelo celular (SH-SY5Y) o mecanismo de toxicidade de alguns dos OPs neuropáticos mais utilizados no Brasil, com foco nos eventos associados à entrada excessiva de cálcio na célula. Adicionalmente, serão também investigados os efeitos de compostos potencialmente capazes de interferir em algum ponto desta sequência de eventos, como possível estratégia de proteção contra a NRIOP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EMERICK, GUILHERME L.; FERNANDES, LAIS S.; DE PAULA, ELOISA SILVA; BARBOSA, JR., FERNANDO; GUINAIM DOS SANTOS, NEIFE APARECIDA; DOS SANTOS, ANTONIO CARDOZO. In vitro study of the neuropathic potential of the organophosphorus compounds fenamiphos and profenofos: Comparison with mipafox and paraoxon. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 29, n. 5, p. 1079-1087, . (12/16319-3, 12/00168-6)
EMERICK, GUILHERME L.; DEOLIVEIRA, GEORGINO H.; DOS SANTOS, ANTONIO C.; EHRICH, MARION. Mechanisms for consideration for intervention in the development of organophosphorus-induced delayed neuropathy. Chemico-Biological Interactions, v. 199, n. 3, p. 177-184, . (09/51048-8, 12/00168-6)
FERNANDES, LAIS SILVA; DOS SANTOS, NEIFE APARECIDA G.; EMERICK, GUILHERME LUZ; DOS SANTOS, ANTONIO CARDOZO. The Antidiabetic Drug Liraglutide Minimizes the Non-Cholinergic Neurotoxicity of the Pesticide Mipafox in SH-SY5Y Cells. NEUROTOXICITY RESEARCH, v. 35, n. 1, p. 150-159, . (12/16319-3, 13/26906-6, 12/00168-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.