Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da laserterapia na função muscular, capacidade de exercício e nas respostas cardiorrespiratórias no exercício em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica

Processo: 11/15455-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Simone Dal Corso
Beneficiário:Eduardo Foschini Miranda
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fadiga muscular   Terapia a laser   Reabilitação (terapêutica médica)

Resumo

A disfunção muscular periférica é um achado comum em pacientes com DPOC uma vez que 2/3 dos pacientes interrompem o exercício por fadiga muscular como sintoma limitante ou associado à dispneia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é avaliar os efeitos agudos da laserterapia na função muscular, capacidade de exercício e nas respostas cardiorrespiratórias no exercício isométrico e dinâmico (exercício incremental em cicloergômetro) em pacientes com DPOC. Serão selecionados 27 pacientes (cálculo amostral) com obstrução moderada à grave (VEF1 < 70 % do previsto) e doença estável. Os pacientes realizarão protocolos para exercício isométrico e exercício dinâmico em duas visitas, totalizando, assim, 4 visitas. Os pacientes realizarão: teste de contração isométrica voluntária máxima (CIMV) do vasto lateral (VL), contração isométrica sustentada (CIS) com 60% da CVM concomitante ao registro de eletromiografia, a aplicação de laser (LED) ou placebo será randomizada. O protocolo de exercício dinâmico seguirá os mesmos procedimentos, só que ao invés do teste de CIS será realizado o teste incremental em cicloergômetro. Posteriormente, as variáveis eletromiográficas serão comparadas pré e pós o protocolo isométrico e dinâmico. Diferenças nas variáveis de função muscular, capacidade de exercício e respostas cardiorrespiratórias ao exercício serão analisadas. Os efeitos terapêuticos da laserterapia poderiam minimizar a fadiga muscular nos pacientes com DPOC, aumentando a tolerância ao exercício. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, EDUARDO FOSCHINI; PINTO LEAL-JUNIOR, ERNESTO CESAR; MARCHETTI, PAULO HENRIQUE; DAL CORSO, SIMONE. Acute effects of light emitting diodes therapy (LEDT) in muscle function during isometric exercise in patients with chronic obstructive pulmonary disease: preliminary results of a randomized controlled trial. Lasers in Medical Science, v. 29, n. 1, p. 359-365, JAN 2014. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.