Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação quali-quantitativa de receptores de estrógeno e progesterona em éguas acíclicas tratadas com benzoato de estradiol e Altrenogest

Processo: 12/00298-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Cezinande de Meira
Beneficiário:Elisa Sant'Anna Monteiro da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/08207-6 - Efeito de diferentes doses e frequências de aplicação do benzoato de estradiol sobre a concentração plasmática de estrógeno em éguas receptoras acíclicas, BE.EP.DR
Assunto(s):Estradiol   Receptores de esteroides   Receptores de progesterona   Imuno-histoquímica

Resumo

Protocolos hormonais utilizando estrógenos e progestágenos são comumente aplicados nos programas de transferência de embriões em equinos com o objetivo de se estabelecer a gestação nas receptoras acíclicas. Atualmente, aplica-se estradiol nas receptoras acíclicas e após a observação do edema uterino, administra-se progesterona ou altrenogest por 4 a 8 dias antes da transferência de embrião. A administração do estradiol previamente aos progestágenos é baseada em estudos realizados em éguas cíclicas, que mostram que o estrógeno, presente no período de estro, estimula a expressão dos seus próprios receptores e dos receptores para progesterona. A progesterona, por sua vez, provoca mudanças endometriais que possibilitam o estabelecimento e manutenção da gestação e em éguas cíclicas, leva a redução dos receptores de estrógeno e progesterona durante o diestro. Pouco se sabe sobre o comportamento dos receptores endometriais de estrógeno e progesterona em éguas acíclicas e, além disso, não há estudos que relatam o efeito da administração de esteróides sobre os receptores uterinos de estrógeno e progesterona em receptoras acíclicas utilizadas em programas de TE. O objetivo deste trabalho será avaliar e comparar o efeito da administração do estradiol e progesterona sobre a expressão e detecção dos receptores endometriais de estrógeno e progesterona em éguas receptoras em anestro ou transição. Serão avaliadas as mesmas éguas (n=12), em três diferentes grupos (égua em anestro, transição ou cíclicas), através de palpação retal, exame ultrassonográfico e colheita de biópsias para pesquisa dos receptores por meio da técnica de imunohistoquímica e RT-qPCR. A pesquisa dos receptores esteroidais permitirá a descrição e avaliará a possível diferença da expressão e detecção dos receptores de estrógeno e progesterona no útero de éguas em anestro e transição, submetidas a um protocolo de estrógeno e progesterona aplicado para preparo de receptoras acíclicas utilizadas em programas de TE. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, ELISA S. M.; LEITE, RAISSA O.; MACIEL, LUCIANA F. S.; FRANCIA, CAMILA C. D. A.; PADOVANI, CARLOS R.; OLIVEIRA-FILHO, JOSE P.; MEIRA, CEZINANDE. Endometrial Histomorphometry of Anestrous Mares Under the Influence of Different Embryo Transfer Hormonal Protocols. Journal of Equine Veterinary Science, v. 81, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
MACIEL, L. F. S.; SILVA, E. S. M.; OLIVEIRA-FILHO, J. P.; FRITSCH, S. C.; ROSSI, R. S.; LOURENCAO, J. A. C.; MEIRA, C. Endometrial expression of estrogen and progesterone receptors in non-cyclic mares treated only with long-acting progesterone. Theriogenology, v. 108, p. 185-191, MAR 1 2018. Citações Web of Science: 1.
SILVA, E. S. M.; IGNACIO, F. S.; FRITSCH, S. C.; ZANONI, D. S.; PANTOJA, J. C. F.; OLIVEIRA-FILHO, J. P.; MEIRA, C. Administration of 2.5 mg of estradiol followed by 1,500 mg of progesterone to anovulatory mares promote similar uterine morphology, hormone concentrations and molecular dynamics to those observed in cyclic mares. Theriogenology, v. 97, p. 159-169, JUL 15 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Elisa Sant'Anna Monteiro da. Efeitos da administração de estradiol e progesterona sobre a concentração hormonal e expressão endometrial dos receptores de estrógeno e progesterona em éguas receptoras acíclicas. 2015. 79 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.