Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino da Cariologia no Brasil

Processo: 11/24042-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Naiara de Paula Ferreira Nóbilo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia   Saúde bucal   Capacitação de recursos humanos em saúde   Estudantes de odontologia   Brasil

Resumo

A cárie dentária é uma das doenças mais comuns na saúde bucal e seu estudo configura-se como aspecto fundamental e imprescindível na formação de um cirurgião-dentista. Apesar de a cárie dentária ter sido objeto de estudo desde os tempos remotos, apenas com o advento das pesquisas realizadas nas últimas décadas do século passado desvendou-se, de fato, seu mecanismo - e, então, a dinâmica da doença referida e sua prevenção se mostraram em aspectos diferentes daqueles que eram acreditados. A despeito da importância do ensino da Cariologia na formação de um profissional generalista e comprometido com as necessidades sociais, poucos são os trabalhos que exploram esta temática no ensino odontológico. Assim, o objetivo deste estudo é mapear o ensino da Cariologia no país através de um estudo multimétodos que irá explorar as seguintes vertentes: (1) da gestão e organização do ensino através de análises documentais (matrizes curriculares e programas de aprendizagem) das faculdades de Odontologia do Brasil; (2) da apreensão e padrão atitudinal dos estudantes de Odontologia das diferentes regiões brasileiras a respeito do tema através da aplicação do Questionário de Conhecimento sobre Cariologia (QCC) e Estudo de Caso Clínico; e, (3) da filosofia das escolas e o ensino propriamente dito através de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores coordenadores de disciplinas relacionadas à temática das faculdades das diferentes regiões e dos dados das etapas anteriores. Os achados serão analisados de forma conjunta (triangulação) para identificação do panorama brasileiro do ensino da cariologia, em continuidade com os trabalhos realizados durante o mestrado da candidata. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA-NOBILO, NAIARA DE PAULA; MACHADO TABCHOURY, CINTHIA PEREIRA; ROSARIO DE SOUSA, MARIA DA LUZ; CURY, JAIME APARECIDO. Knowledge of dental caries and salivary factors related to the disease: influence of the teaching-learning process. Brazilian Oral Research, v. 29, n. 1 2015. Citações Web of Science: 1.
NAIARA DE PAULA FERREIRA-NÓBILO; MARIA DA LUZ ROSÁRIO DE SOUSA; JAIME APARECIDO CURY. Conceptualization of Dental Caries by Undergraduate Dental Students from the First to the Last Year. Brazilian Dental Journal, v. 25, n. 1, p. 59-52, Jan. 2014.
NAIARA DE PAULA FERREIRA-NÓBILO; MARIA DA LUZ ROSÁRIO DE SOUSA; JAIME APARECIDO CURY. Cariology in Curriculum of Brazilian Dental Schools. Brazilian Dental Journal, v. 25, n. 4, p. 265-270, 2014.
VALDINÉIA MARIA TOGNETTI; NAIARA DE PAULA FERREIRA-NOBILO; MARIA DA LUZ ROSÁRIO DE SOUSA. Clinical management of caries by public and private university dental students. Rev. odontol. UNESP, v. 42, n. 6, p. 401-407, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.