Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da retenção de fluoreto no biofilme dental: importância da ligação a íons cálcio na superfície bacteriana e avaliação in situ do potencial anticariogênico

Processo: 11/23677-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Livia Maria Andaló Tenuta
Beneficiário:Tarcísio Jorge Leitão de Oliveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cariologia   Cárie dentária   Placa bacteriana   Fluoretos   Cálcio   Streptococcus mutans

Resumo

Apesar do declínio de cárie dentária observado mundialmente nas últimas décadas, a doença ainda permanece severa em grupos de indivíduos, para os quais medidas mais eficazes de prevenção deveriam ser instituídas. Nesse sentido, o estudo das formas de retenção do fluoreto (F) no biofilme dental e seu papel na disponibilização deste íon para o fluido do biofilme, onde ocorrem as trocas iônicas com o dente, ajudaria no desenvolvimento de métodos que o mantenham por mais tempo no biofilme dental. O F permanece retido no biofilme 1 ligado a íons cálcio (Ca) na superfície bacteriana ou 2 na forma do mineral fluoreto de cálcio. Durante a queda do pH, tanto o Ca quanto o F poderiam ser liberados para o fluido do biofilme para interferir com processo de des e remineralização, mas isto tem sido pouco estudado. Em projeto de pesquisa em andamento, com apoio FAPESP na categoria Bolsa de Mestrado, uma série de experimentos está sendo conduzida visando determinar a cinética de ligação de Ca e F à superfície bacteriana e sua liberação em função do tempo e de uma simulação de queda de pH. Entretanto, a importância clínica dos achados precisam ser testados em condições mais próximas ao meio ambiente bucal. Assim, em continuidade à linha de pesquisa, a importância do Ca e F retidos na superfície bacteriana ou na forma de fluoreto de cálcio será estudada em um modelo de cárie experimental in situ, visando determinar o potencial de cada um dos reservatórios em fornecer íons para o fluido do biofilme e interferir na dinâmica do processo de cárie dental. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITAO, TARCISIO JORGE; CURY, JAIME APARECIDO; ANDALO TENUTA, LIVIA MARIA. Kinetics of calcium binding to dental biofilm bacteria. PLoS One, v. 13, n. 1 JAN 31 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Tarcísio Jorge Leitão de. Estudo da cinética de ligação de cálcio e fluoreto à superfície de estreptococos e sua importância como reservatórios de íons no biofilme dental. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.