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Exclusão social, vulnerabilidade à exclusão escolar e psicanálise: construção da "memória de si" na superação da "capacidade para não aprender"

Processo: 12/05157-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Maria Cristina Marques Moreira
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/08739-7 - Exclusão social, vulnerabilidade à exclusão escolar e psicanálise: construção da 'memória de si' na superação da 'capacidade para não aprender', AP.EP
Assunto(s):Aprendizagem escolar   Psicanálise

Resumo

Os professores/bolsistas estarão envolvidos em uma série de atividades, as quais, coordenadas, constituirão um processo de formação em serviço e, simultaneamente, um processo de investigação da realidade em que atuam. Tais atividades estão nucleadas no que segue: 1) Observação direta de um aluno, realizada pelo professor/bolsista nas situações rotineiras de sala de aula. Semanalmente, os professores produzirão relatórios sobre episódios que envolvam a criança selecionada, os quais serão objeto de discussão coletiva, com a finalidade de compreensão da dinâmica psíquica presente na situação de aprendizagem e do impacto dessa nos sentimentos e atitudes dos professores; 2) Reuniões semanais dos professores/bolsistas com as pesquisadoras, tendo em vista que, muitas vezes, os modelos explicativos a que têm acesso em sua formação profissional não se aplicam ou são insuficientes em sua práxis. (AU)