Busca avançada
Ano de início
Entree

Ocorrência de praguicidas prioritários em águas naturais - subisídios para a garantia dos usos múltiplos e políticas públicas

Processo: 12/00303-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Gisela de Aragão Umbuzeiro
Beneficiário:Cassiana Carolina Montagner
Instituição-sede: Faculdade de Tecnologia (FT). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de risco   Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas   Políticas públicas   Praguicidas

Resumo

O uso de praguicidas é fundamental para sustentar o modelo agrícola brasileiro que apresenta elevados índices de produtividade. Atualmente, diferentes substâncias químicas são usadas para atuar em um conjunto específico de pragas, mas que acabam atingindo o meio aquático e sendo potencialmente danosas a organismos não alvos, incluindo a biota aquática e o homem. A preservação da qualidade ambiental é um dos principais desafios deste cenário, tendo em vista a grande quantidade de praguicidas que são lançados no ambiente. O Brasil é o maior consumidor de praguicidas do mundo e, no entanto, a regulação brasileira ainda é deficitária em critérios de qualidade de água para essas substâncias. A seleção dos contaminantes que devem ser regulamentados não é trivial e deve considerar o tipo, a quantidade em que estão sendo empregados, o potencial de periculosidade ambiental, as características físico-químicas do composto e a sua ocorrência no ambiente aquático. O objetivo deste projeto é selecionar os praguicidas mais relevantes com base nas listas de prioritários existentes do Estado de São Paulo, desenvolver um método analítico para quantificação em níveis de sub-nanogramas por litro, empregando extração em fase sólida e cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas (SPE-LC-MS/MS) para avaliar os níveis de exposição da biota de diferentes corpos de água do Estado de São Paulo localizados em áreas agrícolas, através de coletas programadas que serão realizadas de acordo com os períodos de aplicação dos praguicidas. Concomitantemente, critérios de qualidade para preservação da vida aquática serão calculados para os praguicidas encontrados e os valores obtidos serão comparados com as concentrações observadas. Desta forma, será possível pela primeira vez no país, subsidiar políticas públicas priorizando os compostos a serem regulamentados, o que deverá contribuir para a garantia da qualidade dos corpos d'água.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTAGNER, CASSIANA C.; VIDAL, CRISTIANE; ACAYABA, RAPHAEL D.; JARDIM, WILSON F.; JARDIM, ISABEL C. S. F.; UMBUZEIRO, GISELA A. Trace analysis of pesticides and an assessment of their occurrence in surface and drinking waters from the State of Sao Paulo (Brazil). ANALYTICAL METHODS, v. 6, n. 17, p. 6668-6677, SEP 7 2014. Citações Web of Science: 32.
MONTAGNER, C. C.; UMBUZEIRO, G. A.; PASQUINI, C.; JARDIM, W. F. Caffeine as an indicator of estrogenic activity in source water. ENVIRONMENTAL SCIENCE-PROCESSES & IMPACTS, v. 16, n. 8, p. 1866-1869, AUG 2014. Citações Web of Science: 12.
MONTAGNER, CASSIANA C.; JARDIM, WILSON F.; VON DER OHE, PETER C.; UMBUZEIRO, GISELA A. Occurrence and potential risk of triclosan in freshwaters of Sao Paulo, Brazil-the need for regulatory actions. Environmental Science and Pollution Research, v. 21, n. 3, p. 1850-1858, FEB 2014. Citações Web of Science: 30.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.