Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema de indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos e seu impacto na saúde humana

Processo: 11/14143-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Angela Maria Magosso Takayanagui
Beneficiário:Tatiane Bonametti Veiga
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos de serviços de saúde   Indicadores de desenvolvimento sustentável   Saúde ambiental   Resíduos sólidos

Resumo

As grandes mudanças que ocorreram nas últimas décadas, impulsionaram discussões sobre um novo modelo de desenvolvimento que visa garantir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Uma das áreas diretamente relacionadas ao conceito de desenvolvimento sustentável é a de gestão dos resíduos, que passou, decisivamente, a fazer parte das agendas político-administrativas de todos os setores, inclusive na área da saúde. No Brasil, a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) apresenta vários princípios que devem ser respeitados para se alcançar uma gestão integrada dos resíduos. O investimento em novas pesquisas que auxiliem nesse processo de mudança, pode fundamentar a tomada de decisões dos gestores públicos das áreas de saúde e meio ambiente, pautando-se não somente nas exigências legais, mas, também, na conscientização voltada para o desenvolvimento sustentável e saúde humana. Esta pesquisa tem com objetivo a elaboração de um sistema de indicadores de sustentabilidade para a gestão dos resíduos, a partir da aplicação da técnica Delphi, buscando o consenso entre especialistas da área. Os indicadores serão organizados sob a perspectiva das dimensões social, ambiental, econômica, institucional e da saúde, sendo utilizada uma escala para mensuração do grau de importância. Para analisar o consenso entre os especialistas, será utilizada a análise descritiva em cada uma das etapas, resultando na elaboração do painel Delphi. A construção dos indicadores será pautada nas diretrizes da PNRS, visando o alcance de indicadores para auxiliar as politicas publicas de saúde ambiental voltada para o alcance de melhores condições ambientais e de saúde no contexto atual.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VEIGA, TATIANE BONAMETTI; COUTINHO, SILVANO DA SILVA; SILVA ANDRE, SILVIA CARLA; MENDES, ADRIANA APARECIDA; MAGOSSO TAKAYANAGUI, ANGELA MARIA. Building sustainability indicators in the health dimension for solid waste management. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VEIGA, Tatiane Bonametti. Indicadores de sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos urbanos e implicações para a saúde humana. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.