Busca avançada
Ano de início
Entree

Confirmação e análise funcional da interação de novas proteínas que interagem com a região intracelular do marcador de linfoma de Hodgin CD30

Processo: 11/20086-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Jörg Kobarg
Beneficiário:Bruno Aquino
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Linfoma   Glicólise

Resumo

O funcionamento do metabolismo celular é dependente de glicose. Células que estão em constante divisão, como as células cancerígenas, necessitam de uma quantidade alta de energia, portanto aceleram a quebra da glicose. A via aeróbica da glicólise é altamente rentável, no entanto é dependente de oxigênio e é mais lenta que a via anaeróbica. Como as células em divisão necessitam de altas quantidades de energia, elas optam por realizar a via anaeróbica da glicólise na tentativa de aumentar a quantidade de energia disponível. Em linfoma de Hodgkin e LACG há uma superexpressão de um receptor transmembrana chamado de CD30. Já é conhecido que este receptor liga aos adaptadores TRAF, e resultados preliminares deste trabalho identificaram outro alvo de ligação em CD30, a enzima glicolítica fosfoglicerato mutase 1 (PGAM1). Essa enzima possui um papel importante na via glicolítica, convertendo 3-fosfoglicerato em 2-fosfoglicerato, sendo assim, sua inibição resultaria em perda de viabilidade celular. Neste trabalho testaremos a hipótese de que a perda de viabilidade celular dependente de CD30 está envolvida diretamente com a inibição da glicólise pela inativação de PGAM1. Sendo assim, esses conhecimentos gerariam novas oportunidades terapêuticas que promoveriam a inibição no crescimento de células malignas comprometendo a via de degradação da glicose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREZ, ARINA MARINA; AQUINO, BRUNO; VIVIANI, VADIM; KOBARG, JORG. Use of a special Brazilian red-light emitting railroad worm Luciferase in bioassays of NEK7 protein Kinase and Creatine Kinase. BMC BIOCHEMISTRY, v. 18, JUL 19 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AQUINO, Bruno. . 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.