Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência da infecção bacteriana da glândula mamária na qualidade do colostro e transferência de imunidade passiva aos bezerros neonatos

Processo: 11/20707-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Viviani Gomes
Beneficiário:Renata de Freitas Leite
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A mastite é um processo inflamatório da glândula mamária causada principalmente por agentes bacterianos. A maior taxa de infecção do rebanho ocorre no período seco e fase inicial da lactação, assim, vacas recém-paridas podem apresentar esta doença na primeira ordenha pós-parto. Portanto, a hipótese desta pesquisa é que o processo inflamatório da glândula mamária pode alterar o padrão de resposta imunológica da glândula mamária, anteriormente focada na produção de colostro. Assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar a influência da mastite na qualidade imunológica do colostro e transferência de imunidade passiva dos bezerros neonatos. Nesta pesquisa serão selecionadas dez fêmeas bovinas gestantes e hígidas da raça Holandesa preta e branca, acompanhadas no último mês de gestação até o momento da primeira ordenha. Serão colhidas amostras de colostro de primeira ordenha (n=40) e amostras de sangue dos bezerros recém-nascidos em diferentes momentos pós-parto. Inicialmente, as amostras de colostro serão submetidas ao exame bacteriológico para detecção da infecção bacteriana. Para avaliar a qualidade do colostro serão realizadas as seguintes provas: contagem de células somáticas e mensuração indireta das imunoglobulinas pela prova de turbidez em sulfato de zinco. A transferência de imunidade passiva dos bezerros será verificada pela avaliação do leucograma, teores de proteínas séricas totais, albumina, gamaglobulina, gamaglutamil transferase (GGT) e turbidez em sulfato de zinco. A distribuição dos dados será avaliada pelo Teste de Kolmogorov-Smirnov. Caso os dados tenham distribuição paramétrica serão submetidos à análise de variância e suas médias confrontadas pelo teste de Duncan. As variáveis com distribuição não-paramétrica serão comparadas pelo teste de Mann-Whitney.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA FREITAS LEITE; CAMILA COSTA BACCILI; CYNTHIA PEREIRA DA COSTA E SILVA; SYLVIA MARQUART FONTES NOVO; VINICIUS ALVIM PASSOS BALDACIM; NILSON ROBERTI BENITES; VIVIANI GOMES. Transferência de imunidade passiva em bezerras alimentadas com colostro de vacas com mastite subclínica. Arq. Inst. Biol., v. 84, 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.