Busca avançada
Ano de início
Entree

"determinação do perfil genômico (DNA fingerprinting) para validação de células humanas rotineiramente utilizadas em cultura celular para experimentação biomédica"

Processo: 11/23232-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Deilson Elgui de Oliveira
Beneficiário:Natacha Azussa Migita
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Técnicas in vitro   Repetições de microssatélites   Cultura de células

Resumo

Linhagens de células humanas e animais são modelos experimentais simplificados e informativos para pesquisas com diferentes finalidades, e amplamente utilizados na pesquisa biomédica. A maioria dos laboratórios que utiliza células cultivadas in vitro mantém diversas linhagens celulares estocadas e em cultivo. Por essa razão, erros de identificação e eventos de contaminação cruzada podem ocorrer durante o manuseio das células. Estima-se que 18 a 36% de todos os experimentos realizados com linhagens celulares cultivadas tenham sua credibilidade comprometida por problemas dessa natureza. Nos últimos anos, diretrizes padronizadas de controle de qualidade de culturas celulares para experimentação biomédica tem preconizado o uso rotineiro de métodos que permitem identificar linhagens celulares e detectar a contaminação cruzada. Nesse sentido, protocolos baseados em genotipagem de DNA (DNA Fingerprinting) merecem destaque. O presente estudo visa implementar protocolo experimental de DNA Fingerprinting para validação celular, além de estabelecer um banco de dados de perfis genômicos das linhagens celulares analisadas. O DNA extraído de linhagens celulares disponíveis será submetido a amplificação pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) de loci polimórficos de microssatélites, de acordo com protocolo já publicado na literatura. Os resultados que compõem os perfis genômicos produzidos serão disponibilizados publicamente para validação de células das linhagens analisadas pelos grupos de pesquisa interessados.