Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrotransferência de um plasmídeo contendo o gene do hormônio de crescimento murino em camundongos anões para a obtenção de um modelo homólogo de terapia gênica in vivo

Processo: 11/23365-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Cibele Nunes Peroni
Beneficiário:Eliana Rosa Lima Filha
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia genética

Resumo

No nosso laboratório é desenvolvida uma linha de pesquisa no campo da terapia gênica para deficiência do hormônio de crescimento (GH). Dentre as estratégias estudadas, uma delas é baseada em uma técnica não viral de injeção direta de DNA plasmidial (naked DNA), associada à eletrotransferência, utilizando administração intramuscular em camundongos anões (lit/lit) ou anões imunodeficientes (lit/scid). Dessa maneira, níveis de secreção de hormônio de crescimento humano (hGH) foram mantidos pela primeira vez por um período de 60 dias na circulação de camundongos lit/scid, com níveis circulantes de 1,5 a 3,0 ng hGH/mL acompanhados de aumento de peso significativo nestes animais tratados, de aproximadamente 30%, em relação ao grupo controle (injeção de solução salina seguida de eletroporação). Neste projeto, o objetivo é utilizar um sistema homólogo a partir da eletrotransferência de um plasmídeo contendo o gene do hormônio de crescimento de camundongo (mGH) em camundongos anões (lit/lit). Com este modelo, espera-se mimetizar a resposta que seria obtida em indivíduos deficientes de GH, ou seja, administração de um gene homólogo em organismo imunocompetente. Salientamos que essa atividade faz parte de um projeto de auxílio à pesquisa recém-aprovado pela FAPESP (2010/51116-0).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CECCHI, CLAUDIA R.; HIGUTI, ELIZA; OLIVEIRA, NELIO A. J.; LIMA, ELIANA R.; JAKOBSEN, MARIA; DAGNAES-HANSEN, FREDERICK; GISSEL, HANNE; AAGAARD, LARS; JENSEN, THOMAS G.; JORGE, ALEXANDER A. L.; BARTOLINI, PAOLO; PERONI, CIBELE N. A Novel Homologous Model for Gene Therapy of Dwarfism by Non-Viral Transfer of the Mouse Growth Hormone Gene into Immunocompetent Dwarf Mice. CURRENT GENE THERAPY, v. 14, n. 1, p. 44-51, FEB 2014. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.